SES-AM participa de visita técnica à Câmara de Resolução de Litígios da Saúde do Rio de Janeiro

Foto: Divulgação SES-AM

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) integra comitiva do Amazonas que está no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (13/08), realizando visita técnica à Câmara de Resolução Extrajudicial de Litígios da Saúde (CRELS-RJ).

O objetivo é conhecer as melhores práticas nessa área. De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a CRELS do RJ foi escolhida por apresentar altos índices de resolução dos problemas de forma administrativa, reduzindo o número de processos judiciais. A agenda no RJ também incluiu visita à Procuradoria Geral do Estado (PGE).

“Estamos aqui para a troca de experiência e absorver as melhores práticas que possam a serem adotadas no Amazonas. O CRELS do Rio de Janeiro é uma referência, um case de sucesso. Serviu de inspiração, inclusive, para o CRELS do Amazonas, criado em setembro do ano passado”, afirmou a secretária Nayara Maksoud.

A resolução de possíveis conflitos sem precisar fazer uso do recurso de judicialização, disse ela, representa um ganho para o usuário e para o estado, otimizando recursos e contribuindo na organização das políticas públicas. “O trabalho desenvolvido pela Câmara, no Amazonas, é eficaz na resolução de litígios, tanto para o usuário como para o estado, economizando tempo e recursos públicos e abrindo espaço para que todos os envolvidos sejam ouvidos e contemplados”, ressaltou.

Segundo ela, desde que foi implantada, a CRELS do Amazonas recebeu 750 demandas, das quais 629 já foram solucionadas, o que corresponde a 83,9% dos casos resolvidos, sem a necessidade da instauração de ações judiciais. A Câmara do Amazonas é formada por servidores da SES-AM, Procuradoria Geral do Estado (PGE/AM) e Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa).

Integram a comitiva do Amazonas no Rio de Janeiro o defensor Público Geral, Rafael Barbosa, e o coordenador do Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa), defensor Arlindo Gonçalves, a procuradora do Estado, Vanessa Lima, a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, e a secretária do Comitê Estadual de Saúde do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Luandy Lemos de Paula.

Artigo anteriorPolícia Civil busca informações sobre adolescente desaparecido no bairro Jorge Teixeira
Próximo artigoUGPE e FuNAti alinham parceria para a oferta de cursos aos beneficiários do Prosamin+