Setor mais preservado por Dunga terá prova de fogo contra o Uruguai

Setor mais preservado por Dunga, a defesa da seleção brasileira terá nesta sexta-feira possivelmente seu maior desafio em um jogo oficial desde que técnico gaúcho retornou à equipe nacional: os uruguaios Luis Suárez e Edinson Cavani. O encontro será na Arena Pernambuco pela quinta rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

Os dois atacantes vivem momentos especiais na temporada. Suárez fez 43 gols em 43 jogos pelo Barcelona. Já Cavani sagrou-se campeão antecipado do Campeonato Francês pelo Paris Saint-Germain. Além de artilheiro, é ‘garçom’ no clube. São 19 gols em 42 jogos, três assistencias que resultaram em gols e outras 18 oportunidades criadas para os companheiros finalizarem, segundo dados da ESPN TruMedia.

Houve outros encontros da defesa da seleção com craques internacionais em jogos oficiais, mas nenhum dos rivais estava em momento semelhante ao dos uruguaios.

A defesa canarinho já encarou os peruanos Gerrero e Farfán (duas vezes), os colombianos James Rodríguez e Falcao García, o paraguaio Roque Santa Cruz, os chilenos Alexis Sánchez e Vargas e os argentinos Híguain e Di Maria.

O saldo não é muito favorável. Foram seis gols sofridos em seis jogos.

Diante dos peruanos, a defesa tomou um gol em dois jogos (Cuevas marcou). Perdeu para a Colômbia por 1 a 0 (Murillo), empatou com o Paraguai por 1 a 1 (González). Perdeu para o Chile por 2 a 0 (Sánchez e Vargas) e empatou com a Argentina por 1 a 1 (Lavezzi)

Houve ainda um confronto contra Messi, mas foi pelo Superclássico das Américas – torneio em jogo único e que não é reconhecido pela Fifa. Curiosamente foi uma das melhores atuações da defesa diante de um craque. O goleiro Jefferson defendeu um pênalti cobrado pelo craque argentino e o time nacional venceu por 2 a 0, sagrando-se campeão.

Os titulares na zaga contra Messi foram David Luiz e Miranda.

Além dos oitos jogos oficiais, Dunga comandou o Brasil em 12 amistosos, em um deles encarou o atacante Benzema, da França, na vitoria da seleção por 3 a 1.

Artigo anteriorMaior lenda do futebol holandês, Johan Cruyff morre aos 68 anos
Próximo artigoLenny aciona o Palmeiras na Justiça