Silves e Itapiranga recebem ações da campanha Floresta Faz a Diferença

Os municípios de Silves e Itapiranga (distantes 204 e 227 quilômetros de Manaus, respectivamente) vão receber ações de sensibilização e educação ambiental, por meio da campanha Floresta Faz a Diferença, entre os dias de 14 a 17 de setembro. Idealizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), a campanha objetiva combater o desmatamento e as queimadas ilegais no Amazonas.

“Tão importante quanto a repressão é a educação ambiental para impedir o avanço do desmatamento e das queimadas. Neste sentido, o Governo do Amazonas tem adotado estratégias de diálogo com a população. Sabemos que muitas atividades que envolvem o uso do fogo, por exemplo, são culturais. Nosso papel não é condenar o cidadão por esta prática, mas sim dialogar sobre alternativas para minimizar impactos, sobretudo no período de estiagem”, destacou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

Nos dias 14 e 15, as ações educativas ocorrem no município de Silves. Já nos dias 16 e 17, em Itapiranga. A programação envolve dois dias de atividades em cada município. No primeiro dia, o público-alvo são lideranças locais, agentes comunitários de saúde e professores. O segundo dia é destinado a produtores e agricultores.

Palestras

A sensibilização destes públicos acontece por meio de palestras interativas, que trazem informações relevantes sobre a legislação vigente e propõem atividades em que os participantes podem compartilhar experiências e tirar dúvidas. Os encontros serão conduzidos pelo assessor técnico do Núcleo de Educação Ambiental (Nuedam) da Sema, Adriano Rodrigues.

“Uma coisa que eu sempre falo nas palestras é que todo crime provém de uma irregularidade, mas nem toda irregularidade é um crime. No interior, a maior parte dos focos de calor são de agricultura familiar. Esse fogo não é criminoso, mas é irregular. Por isso, apresentamos e discutimos alternativas para que a população faça um roçado menos agressivo ao meio ambiente”, explicou. 

A agenda tem o objetivo de atuar em 20 municípios da região metropolitana e sul do estado. Os municípios de Autazes, Boca do Acre, Boa Vista do Ramos, Canutama, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manicoré, Novo Airão, Novo Aripuanã e Presidente Figueiredo já receberam as atividades de sensibilização. 

Até o final do ano, a campanha Floresta Faz a Diferença deve passar pelos municípios de Humaitá, Lábrea, Rio Preto da Eva, Manaquiri e Manaus.

Unidades de Conservação

As Unidades de Conservação (UCs) também estão sendo assistidas com campanhas educativas, palestras, oficinas e distribuição de informativos sobre desmatamento e queimadas. Na agenda, 25 UCs devem receber a sensibilização. 

Em paralelo à campanha, a Sema também realiza a formação Roçado Sem Fogo, uma capacitação para diminuir os focos de calor relacionados às atividades tradicionais de roçado e limpeza de terrenos com uso do fogo.

Artigo anteriorGoverno do Amazonas anuncia fomento ao basquete amazonense com 1.300 bolas para diversas categorias
Próximo artigoGoverno do Amazonas assina contrato para reforma do Caic Dr. Afrânio Soares