Simulação de 2º turno do Instituto DMP/Rede Tiradentes/Em Tempo diz que Marcelo ganha de Arthur

A primeira pesquisa de intenção de votos divulgada nesta sexta-feira, 12, pela Instituto DMP/Rede Tiradentes/Em Tempo, o prefeito Arthur Neto (PSDB) aparece em primeiro lugar, com 12, 86% seguido por Marcelo Ramos (PR), com 7,05%. A diferença entre os dois primeiros colados é de 5,81%, pró-Arthur.

No bojo da pesquisa constam quatro simulações de segundo turno. Em uma delas, Arthur Neto perderia as eleições para Marcelo Ramos com um percetual mínimo, quase inexistente, de 0,3. É muito cedo, portanto, para dizer que Marcelo será o novo prefeito de Manaus.

De toda pesquisa, entretanto, o que mais chamou a atenção, além da diferença mínima entre Arthur e Marcelo Ramos, foram os números da pesquisa espontânea que dizem que o eleitor ainda não sabe em quem votar ou que ainda não têm candidatos.

PESQUISA-DMP1

De acordo com a pesquisa, mais de 50% do universo de eleitores entrevistados – um total de 809 – não têm candidato. Amazonino Mendes, Eduardo Braga, Hissa Abrahão, Serafim Correa, José Ricardo, Alfredo Nascimento, Wilson, Luiz Castro e Marcos Rotta, por exemplo, foram praticamente ignorados pelo eleitor.

À exceção de Silas Câmara, que obteve um percentual 4,45% na preferência do eleitor e de Henrique Oliveira, que desponta com 1,48%, os demais não ultrapasaram a casa dos decimais.

Na pesquisa estimulada, os números ganham uma outra dimensão. Arthur apacere com 35,7%, contra 21,8% obtidos por Marcelos Ramos. A diferença neste caso sobe para 13,9%, um pouco mais confortável se comparada à diferença de 5,81%, pró-Arthur, tabulados na estimulada.

PESQUISA-DMP-ESTIMULADA

Resumindo: as eleições para prefeito de Manaus não estão definidas. Com a saída de Marcos Rotta (PMDB) da disputa Marcelos Ramos ficou forte e pode surpreender.

Hoje, um segundo turno entre os dois melhores pontuados seria inevitável. Mas é cedo. Os números das próximas pesquisas devem oscilar bastante. Mas fica claro, desde já, que Arthur não vai encontrar rosas pelo caminho. Vai precisar de forças e fôlego suficiente para afastar os obstáculos da difícil maratona que vai enfrentar para chegar, reeleito, à prefeitura de Manaus.

Artigo anteriorPetrobras tem lucro líquido de R$ 370 milhões no segundo trimestre de 2016
Próximo artigoEm Tefé, polícia apreende 27 kg de skank em uma mala na embarcação “Maresia”