Solidariedade: PMAM e Hemoam se unem em ação para doação coletiva de sangue

Foto: Divulgação/PMAM

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam) promoveram ação coletiva de doação de sangue voltado ao público policial militar, na terça-feira (09/04), de 8h às 16h, no pátio do Comando Geral da PMAM, na Rua Benjamin Constant, bairro Petrópolis, zona sul de Manaus.

A iniciativa contou com a presença do “Vampirão”, unidade móvel de triagem e coleta da FHemoam, e fez parte de uma programação que integra o cronograma de aniversário de 187 anos da Polícia Militar do Amazonas, celebrado no mês de abril.

Participaram da iniciativa oficiais, praças e os alunos dos cursos de formação de Oficiais e de Soldados, além de funcionários civis. Foram arrecadadas 70 bolsas de sangue, sendo que, só nas primeiras horas de doação da manhã, foram quase 50 bolsas.

Segundo a diretora da Diretoria de Promoção Social (DPS) da corporação, coronel PM, Rejane Figueiras, a parceria entre as instituições iniciou em 2010 e incentivou a criação do Ciclo Anual de Doadores (CAD), uma forma de manter a assiduidade dos policiais militares na doação de sangue e ajudar no trabalho realizado pela fundação.

“O policial doador, ao completar o ciclo de quatro doações no período de 12 meses, tem direito a oito dias de folga do serviço operacional e administrativo, mantendo a regularidade nas doações por meio deste incentivo. O projeto cresceu de uma forma significativa. E ele também é realizado nas escolas militares da PMAM. O aluno não é só aluno por usar a farda, mas também por fazer o diferencial dentro da sociedade”, conta.

De acordo com a assistente social da FHemoam, Vilmara Silva, durante o período da Semana Santa o estoque de sangue estava baixíssimo. Sendo necessário intensificar as ligações para os doadores. No momento, o estoque está razoável e a ação em conjunto com a corporação vem para intensificar o armazenamento.

“Já temos essa parceria com a Polícia Militar há mais de 11 anos. Então, temos PM’s constantes nas doações e com esse programa incentivamos ainda mais. Quem não fez a doação no ”Vampirão”, pode ir à Fundação Hemoam de segunda a sábado, na avenida Constantino Nery e fazer a doação. E para quem não é policial militar, também pode nos procurar nos mesmos dias e horários”, reforça a assistente social.

A assistente social informa os critérios para realizar a doação de sangue:

· Idade entre 16 e 69 anos;

· Idade até 60 anos, se primeira doação;

· Peso superior a 50 kg

· Boas condições de saúde;

· Não estar em jejum;

· Portar documento oficial original com foto (carteira de identidade, carteira de habilitação, carteira de trabalho, passaporte);

· Não ter realizado vacinação nos últimos trinta dias;

· Última doação há mais de 90 dias para mulheres e mais de 60 dias para homens;

· Não estar grávida ou amamentando;

· Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

· Não ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de 06 meses.

Artigo anteriorPolícia Militar do Amazonas apreende fuzis e coletes balísticos
Próximo artigoAprovado o PL do deputado Mário César Filho que garante até dois acompanhantes aos autistas nas unidades de saúde do Amazonas