SPA e Policlínica Danilo Corrêa completa 13 anos como referência de serviços em saúde na zona norte

O Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e Policlínica Dr. Danilo Corrêa completou, no dia 1º de outubro, 13 anos de atendimento e assistência em saúde prestados à população do estado. A unidade, que pertence à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), passou por melhorias recentes nos serviços com investimentos do Governo do Amazonas.

De acordo com a diretora da unidade, Patrícia Carvalho Castro, mesmo durante a pandemia de Covid-19, novos serviços e reparos foram realizados tanto na área do SPA quanto no atendimento ambulatorial da policlínica.

“Nesses quase dois anos em que estamos lidando com a pandemia, encontramos muitos desafios, mas conseguimos agir para sempre melhorar o atendimento dos nossos usuários e as condições de trabalho dos nossos funcionários, como a revitalização de alguns espaços, instalação de um novo raio-X e ampliação do número de consultórios médicos”, destaca.

Em 2020, por meio do Programa Saúde Amazonas, o SPA e Policlínica Danilo Corrêa foi uma das unidades de saúde do Estado contempladas com novo aparelho de raio-X digital de alta tecnologia, que possibilita atender o usuário com mais qualidade e rapidez no diagnóstico.

A unidade agora possui uma sala de nutrição, que auxilia no programa Pé Diabético, atendendo pacientes diabéticos com orientação sobre a importância da alimentação na melhora da cicatrização.

Outro ganho da unidade foi o retorno dos atendimentos ortopédicos no SPA, com a implantação da sala de ortopedia. O Danilo Corrêa é unidade referência na zona norte com ortopedia na urgência e emergência.

Melhorias

Setores administrativos da unidade passaram por revitalização na pintura, iluminação e reorganização dos espaços e a recepção do térreo recebeu nova climatização.

A sala de medicação ganhou novas poltronas e cadeiras para acomodar melhor os pacientes. No atendimento pediátrico, as poltronas para acompanhantes passaram por reformas.

Modernização

Foi criado o setor de Tecnologia da Informação da unidade, que vai informatizar e melhorar os sistemas da policlínica e do SPA, agilizando a tramitação dos processos.

Para a implantação do setor, a unidade recebeu 10 computadores adquiridos pela SES-AM e adquiriu novos equipamentos por meio de licitação, com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Felipe Souza.

Pandemia – A diretora lembra que, durante o período mais crítico da pandemia, todos os servidores precisaram se unir para atender a comunidade com acolhimento, empatia e humanização.

“Nós demos o nosso melhor, nós nos sentimos também vitoriosos, porque nós conseguimos dar alta dentro do próprio Danilo, alta de vários pacientes, então nós comemoramos junto com eles, fizemos aqueles corredores da vitória, batemos palmas porque era uma vida de quem tinha vencido a Covid-19”.

Apesar de viver um momento mais equilibrado da pandemia, a diretora reforça que os desafios continuam com os pacientes com sequelas pós-covid.

“Muitos pacientes nos procuram com sequelas da Covid-19, como infarto, AVC, e nossa dedicação agora é cuidar desse lado dos pacientes. Inclusive a secretaria nos ajudou com fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas para que nós consigamos desenvolver um trabalho de qualidade e eficiência”.

Função social

Estreitar os laços com a comunidade sempre foi um papel muito bem desempenhado pelo SPA e Policlínica Danilo Corrêa, com ações sociais que envolviam não apenas o usuário e pacientes, como também a população em geral nas datas comemorativas.

Para o Dia das Crianças, no dia 12 de outubro, haverá uma ação interna com a doação de brinquedos para as crianças internadas.

“Ainda não podemos voltar com as ações que fazíamos antes da pandemia, quando visitávamos as escolas da comunidade com atividades de saúde para as crianças, mas já conseguimos pelo menos aliviar um pouco com as ações internas”, afirma a diretora.

Na sexta-feira (15/10), também haverá uma ação em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização da prevenção do câncer de mama, com a oferta de exames, consultas ginecológicas e serviços de beleza que vão envolver pacientes e funcionárias da unidade.

Serviços

O complexo do SPA e Policlínica Danilo Corrêa é composto por um prédio tem quatro andares e mais de 70 ambientes, distribuídos em mais de 4 mil metros quadrados.

No SPA são atendidos os serviços de urgência e emergência de baixa e média complexidade, nas áreas de clínica médica, pediatria e odontologia. Com funcionamento de 24 horas por dia.

Além de consultas, serão oferecidos exames de apoio ao diagnóstico, como raios-X, análises e internações de curta permanência (até 48 horas). Ao todo, são 26 leitos, distribuídos em enfermarias masculina, feminina e infantil, além dos leitos na sala rosa.

Na policlínica são oferecidos consultas e exames eletivos em diversas especialidades médicas como dermatologia, ortopedia, gastroenterologia, neurologia, endocrinologia, pós-operatório, ultrassonografia, ginecologia, cardiologia, endoscopia e odontologia (periodontia e endodontia).

O atendimento na policlínica é referenciado pela atenção básica, ou seja, o usuário precisará de encaminhamento médico, fornecido por um médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) ou pela rede de urgência e emergência, agendada pela Central Única de Regulação e Agendamento de Consultas e Exames (Cura). A policlínica funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

 

Artigo anteriorPMAM apreende arma de fogo durante operação Hórus, em Tabatinga
Próximo artigoVerstappen volta à liderança da F1, mas Hamilton ganha impulso