Sucataria é interditada por posse ilegal de cobre em ação da CIF

Agentes da Central Integrada de Fiscalização (CIF), em nova ação em estabelecimentos que atuam com venda de sucataria, interditaram dois locais e apreenderam 15 quilos de cobre ilegal. A CIF, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), foi deflagrada na manhã desta última quinta-feira (11/08), em bairros da zona leste de Manaus.

Ao todo, oito locais foram fiscalizados pelos agentes da CIF. A sucataria Canto da Sucata, localizada na alameda Alphaville, bairro São José, e outra sucataria localizada no bairro Jorge Teixeira foram interditadas pela Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), por falta de licença para funcionamento. Além de outras 12 autuações aplicadas pelo Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas).

Cobre

Durante as revistas no estabelecimento Canto da Sucata, os agentes encontraram 15 quilos de cobre. O proprietário do local não apresentou documento de origem do material e o cobre encontrado foi apreendido.

De acordo com o titular do 25º Distrito Integrado de Polícia (DIP), delegado Leonardo Marinho, o objetivo da ação é inibir a venda ilegal desses materiais que muitas vezes são furtados do patrimônio público.

“Estamos averiguando a parte administrativa com os órgãos municipais e a parte criminal dos estabelecimentos com a Polícia Civil. Até o momento já conseguimos apreender uma quantidade de cobre irregular e encaminhamos duas pessoas para prestar esclarecimentos”, disse.

Ainda durante as fiscalizações, o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) vistoriou cinco balanças e apreendeu uma, por estar irregular, causando prejuízos ao consumidor. Segundo o supervisor do Ipem-AM, David Alberto, o modelo da balança não tem portaria de aprovação junto ao Inmetro, o que gerou a apreensão.

“Será dado um prazo de dez dias para o responsável se defender e um auto de infração será expedido com multa, que pode variar entre R$ 500 mil a R$ 1 milhão”, explicou o supervisor.

Efetivo

Além dos agentes da SSP-AM, por meio da Seagi, Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) e da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop), participaram da ação a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Ipem-AM, Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Semef e Secretaria Municipal de Segurança Pública (SemSeg).

Artigo anteriorBase Arpão efetuou mais de 300 prisões durante ações de combate ao narcotráfico no Rio Solimões
Próximo artigoGovernador visita Tapajós e reitera apoio a empresas locais por competitividade