A delegada Alessandra de Souza Braga da 78ª Delegacia Interativa de Polícia de Codajás foi presa na manhã desta sexta-feira (19), acusada de corrupção ativa e envolvimento com o tráfico.
A prisão aconteceu durante a execução da “Operação Navalha”, deflagrada com o objetivo de combater os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção ativa e passiva e exploração de prestígio, em Codajás, município distante 240 quilômetros em linha reta da capital, envolvendo agentes públicos de segurança lotados naquela localidade.
Os envolvidos tinham como atividade principal o comércio e transporte de substâncias entorpecentes, promovida por um traficante local, que mantinha uma grande rede logística, envolvendo municípios próximos, como Coari, e com conexões até mesmo na cidade de Tabatinga, envolvendo grande quantidade de drogas e munições de armas de fogo, inclusive de calibre restrito.
Segundo as investigações, a organização atuava pontualmente na atividade ilícita de “pirataria”, promovendo ataques nos rios próximos contra embarcações de traficantes rivais, quando do transporte de entorpecentes. Durante o acompanhamento sistemático dessa organização, verificou-se a atuação de agentes públicos responsáveis pela segurança pública no município, que protegia a ação criminosa e seus autores, ao invés de combater o ilícito.
Em Codajás, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, incluindo setores da 78ª Delegacia Interativa de Polícia e Companhia da Polícia Militar, e dois mandados de prisão preventiva, em desfavor do traficante líder da organização e da delegada, foi cumprido um mandado de busca e apreensão.
No momento, diligências ainda estão sendo realizadas em Codajás, e fatos novos poderão ser comunicados posteriormente. Uma coletiva de imprensa será realizada hoje à tarde, em horário e local a serem informados posteriormente.