Depois de convocar 1.104 aprovados do concurso público de 2014 no último dia 8 de abril, o titular da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Pedro Elias de Souza, anunciou nesta semana, em reunião convocada pelo conselheiro-relator das Contas da Susam, Josué Filho, e o procurador de Contas, Carlos Alberto Souza de Almeida, que fará uma nova chamada de aprovados da capital e interior — mais 1.104 mil — em julho deste ano. O certame, cujo resultado foi homologado este ano, classificou 5.754 candidatos.
A reunião com o secretário aconteceu após um grupo de quase 40 aprovados no concurso realizar um protesto pacífico, em frente à sede do TCE, na última segunda-feira (25), exigindo a nomeação dos classificados e um cronograma de convocação, segundo informou ao colegiado do TCE, nesta quarta-feira (27), o conselheiro Josué Filho.
Na segunda-feira, o conselheiro Josué Filho e o procurador Carlos Alberto se reuniram com os manifestantes na sede da Escola de Contas e, diante do grupo, ligaram para o secretário de Saúde, solicitando uma posição sobre as convocações e ainda um levantamento a respeito dos nomeados.
Ao conselheiro, o secretário informou, nesta terça-feira (26), em reunião, que na primeira lista foram chamados para tomar posse 379 aprovados para cargos de nível superior, 375 para o nível médio e 350 para o nível fundamental. Em julho, garantiu ele, a Susam deverá chamar mais candidatos dos três níveis, tanto da capital quanto do interior.
Ao anunciar o prazo dado pelo secretário da Susam ao colegiado, nesta quarta-feira (27), o conselheiro Josué Filho relembrou a atitude pró-ativa da presidência do TCE, que, recentemente, conseguiu, por meio de reunião mediadora com o mesmo secretário e médicos cardiologistas do Hospital Francisca Mendes, o pagamento de salários atrasados da categoria e a retomada de cirurgias cardíacas naquela unidade de saúde. “O Tribunal tem agido e se antecipando ao dano, realizando o controle preventivo por meio de todos os conselheiros. Isso é uma conquista do Tribunal de Contas do Amazonas e um avanço na atividade de controle”, salientou.
O presidente do TCE-AM, conselheiro Ari Moutinho Júnior, parabenizou a postura do conselheiro Josué Filho, que não fechou os olhos para problemas que afligem a população e ouviu os manifestantes que vieram para a frente do TCE, exigir o direito conquistado por eles no concurso. “Esta Corte de Contas está à disposição da sociedade para, dentro de nossas limitações, que possamos mediar conflitos com a administração pública. Mantemos uma boa relação com todos os órgãos, que tem um respeito enorme por esta casa”, finalizou.