O presidente da República, Michel Temer, conforme publicação do Diário Oficial da União desta sexta-feira, 16, nomeou o professor Sylvio Mário Puga Ferreira para exercer o cargo de reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) a partir do dia 1º de julho. A nomeação foi assinada no dia 14 de julho.
Sylvio Puga foi eleito reitor ao lado do médico oftalmologista, Jacob Cohen, no dia 31 de março com 50,38% dos votos válidos contra 49,62% obtidos pelo professor Hedinaldo Lima, apoiada pela atual reitora Márcia Perales.
A disputa foi acirrada, decidida no voto a voto, com uma diferença de apenas 22 votos a favor de Puga, obtidos em eleição de segundo turno.
Às urnas compareceram 9.410 mil votantes. Desse total 4.586 escolheram a Chapa 33 (Puga/Cohen) e 4.564 votos a chapara 17. Os nulos e brancos totalizaram 260.
No dia 7 de abril, o Conselho Universitário da Universidade Federal do Amazonas (Consuni) elegeu os professores Sylvio Puga e Jacob Cohen para os cargos de reitor e vice-reitor da Ufam.
Dos 57 conselheiros presentes, 29 votaram nos professores Sylvio Puga e Jacob Cohen; 15 escolheram o professor Hedinaldo Lima e a professora Nikeila Conde; e outros 13 votos foram para as professoras Arminda Mourão e Iolete Ribeiro.