TCE-AM entrega à Justiça Eleitoral lista “negra” de gestores com contas reprovadas

Nada menos do que 510 gestores públicos do Amazonas com contas reprovadas no Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) nos últimos oito anos estão na lista negra entregue, nesta quarta-feira (23), pelo conselheiro-presidente do TCE-AM, Ari Moutinho Júnior, ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual.

A listagem auxiliará a Procuradoria Regional Eleitoral no Amazonas (no MPF), o MPE e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a barrar candidaturas, nos termos da nova Lei da Ficha Limpa, que considera os julgamentos dos Tribunais de Contas como um dos critérios para decretar a inelegibilidade.

De acordo com explicação do conselheiro Ari Moutinho Júnior, a lista do TCE não é dos gestores inelegíveis, como pensam erroneamente algumas pessoas, uma vez que somente a Justiça Eleitoral pode declarar a inelegibilidade.

Na listagem, segundo o conselheiro, constam os nomes dos gestores públicos do Amazonas que tiveram as contas consideradas irregulares pelo colegiado a partir de 2 de outubro de 2008.

A lista foi entregue à presidente do TRE, desembargadora Socorro Guedes, e ao promotor-chefe do Centro de Apoio Operacional Eleitoral do Ministério Público do Amazonas, Publio Caio Bessa Cyrino, no final da manhã, logo após a realização da 9ª sessão ordinária do Tribunal de Pleno. Os arquivos também foram enviados à Procuradoria Regional Eleitoral no Amazonas (PRAM).

CONFIRA RELAÇÃO

Irregulares 2016 – Câmara Irregulares 2016 – Diretas Estadual Irregulares 2016 – Indiretas Estadual Irregulares 2016 – Interior Irregulares 2016 – Manaus Irregulares 2016 – Prefeitura

Artigo anteriorTeori manda Moro enviar investigações contra Lula ao STF
Próximo artigoEx-prefeito de Nhamunda é multado pelo TCE por irregularidades em prestação de contas