Em nota distribuída na tarde desta quarta-feira, 03, sobre suposta bomba encontrada nas dependências do órgão, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), esclarece:
1) A informação não é verdadeira.
2) Às 11h50, faltou luz em toda avenida Ephigênio Sales (V8), via onde está localizada a sede do TCE-AM. Os geradores do Tribunal foram acionados imediatamente e automaticamente, como de costume.
3) Depois de um tempo ligado, já próximo das 13h30, o gerador do prédio antigo acelerou e superaqueceu, como informaram técnicos da Corte de Contas, o que provocou a produção de fumaça e a consequente ativação da central de alarme.
4) Por medida de segurança, a Brigada de Incêndio do TCE, composta por servidores da casa, evacuou os três prédios (Prédio antigo, prédio anexo e o prédio da Escola de Contas) e os servidores foram concentrados na praça do TCE, sem tumulto, corre-corre ou desespero. Como já havia passado das 13h, os servidores foram liberados.
5) Paralelamente ao acompanhamento da Brigada junto aos servidores, a equipe de manutenção do TCE entrou em ação para desligar o gerador, o que aconteceu após resetarem a máquina.
6) O gerador que deu pane queimou e comprometeu parte do DataCenter (central de sistemas da corte de Contas).
7) Por causa da manutenção no gerador e no DataCenter (memória de sistemas) do TCE, que iniciou hoje à tarde e deve seguir durante toda esta quinta-feira (4), o expediente desta quinta-feira (4) na Corte de Contas, que seria de 7h às 12h, por causa do jogo das Olimpíadas na Arena da Amazônia, foi suspenso por determinação da presidência e será retomado na sexta-feira (5).