Teatro Amazonas é destaque no portal da BBC de Londres

O Teatro Amazonas, uma das mais antigas casas de espetáculos do Brasil, completou 120 anos no ano passado, mas os ecos de seu aniversário ainda ressoam pelos quatro cantos da Terra.

Na última quarta-feira (16), a Casa foi destaque no portal da BBC, um dos mais antigos veículos de comunicação da Inglaterra, e pode ser lida em www.bbc.com/culture/story/20170316-the-beautiful-theatre-in-the-heart-of-the-amazon-rainforest

Intitulada The beautiful theatre in the heart of the Amazon rainforest (O maravilhoso teatro no coração da Floresta Amazônica, em inglês), a matéria assinada pelo jornalista Benjamin Ramm destaca a história, a beleza e atividade atual do Teatro.

O artigo também aponta o Teatro como a casa dos Corpos Artísticos do Amazonas, gerenciados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.

“A música de Manaus não se restringe à sua vida selvagem. A ‘Paris dos Trópicos’, como ela se tornou conhecida no final do século 19, abriga um monumento cultural marcante: o Teatro Amazonas, uma majestosa casa de ópera que domina a praça central da cidade”, escreve o jornalista britânico, num trecho do artigo.

O texto jornalístico assinala ainda as construções e obras de arte que adornam o teatro, como a pintura do teto do Salão Nobre, feita por Domenico de Angelis e intitulada A Glorificação das Belas Artes na Amazônia; uma tela que retrata o salvamento de Ceci por Peri, da obra O Guarani, de José de Alencar, transformada em ópera por Carlos Gomes; o pano-de-boca, pintado por Crispim do Amaral, que retrata o Encontro das Águas; e a icônica cúpula com as cores da bandeira brasileira, construída com mais de 36 mil peças trazidas da região da Alsácia-Lorena, na França.

O Teatro Amazonas
Inaugurado em 31 de dezembro de 1896, o Teatro começou a ser construído em 1884, mas a obra só ganhou impulso em 1893, no governo de Eduardo Ribeiro.

É um dos principais símbolos da história do Amazonas, e atualmente, é palco de diversos espetáculos culturais, além de ser a casa da Amazonas Filarmônica, que a cada quinta-feira, apresenta concertos temáticos de grandes nomes da música erudita.

Anualmente, o Teatro recebe inúmeros festivais, sendo o principal deles o Festival Amazonas de Ópera, que já apresentou montagens de várias óperas aclamadas no mundo inteiro, como Os Troianos, de Hector Berlioz; Madame Butterfly, de Giacomo Puccini; Carmen, de Georges Bizet; e a tetralogia completa de O Anel do Nibelungo, de Richard Wagner.

Artigo anteriorConsumidor de droga é morto à tiro enquanto fumava maconha
Próximo artigoCampanha de sensibilização proclama: “Síndrome de Down não é doença não”