Técnicos da FVS-RCP participam de encontro nacional para Vigilância em Saúde do Trabalhador em Brasília

Para aprimorar os serviços voltados para a Vigilância em Saúde do Trabalhador, uma comitiva da Fundação de Vigilância em Saúde Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), participa, até esta quinta-feira (08/12), do 10º Encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, em Brasília.

A atividade iniciou na última terça-feira (06/12) e encerra nesta quinta-feira (08/12). Os técnicos compõem a equipe do Centro Estadual de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador da FVS-RCP (Cerest), que é responsável pelo suporte técnico e científico para a promoção, prevenção e recuperação da saúde dos trabalhadores.

Além do diretor técnico da fundação, Daniel Barros, participam da atividade outros três técnicos do Cerest: Laura Jane Silva, Ana Cristina Furtado e Socorro Soares.

No Amazonas, de acordo com dados do Cerest, são registrados em torno de 1 mil acidentes de trabalho por ano. Um dos trabalhos desenvolvido pelo centro é a conscientização para a importância dos registros de ocorrência.

Segundo Daniel Barros, a Saúde do Trabalhador é uma área que vem sendo fortalecida. “A vigilância trabalha justamente para aumentar a notificação, monitorar e fiscalizar, propondo ações para redução de acidentes, mitigando as morbidades e mortalidades no ambiente de trabalho”, afirmou o diretor-técnico da FVS-RCP.

Barros destacou, ainda, que o encontro ajuda na troca de experiências. “A nossa participação é uma oportunidade de fortalecimento das ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador. Assim conseguimos conhecer as realidades de outros estados, como estão trabalhando e também apresentar as nossas atividades”, disse.

10º Renastão

Esta edição do 10º Renastão comemora os 10 anos da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) e os 20 anos da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast).

O encontro foi promovido pela Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador, do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde (CGSAT/DSAST/SVS/MS).

A programação contou com a participação de autoridades nacionais no tema, como o Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), Arnaldo Medeiros, e a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), Márcia Cristina Kamei Lopez Aliaga.

Artigo anteriorUEA forma primeira turma de especialização em Direito Público por EaD
Próximo artigoNovo agendamento de vagas para visitação a Casa do Biscoito e Fábrica do Papai Noel será aberto nesta sexta-feira (09/12)