Temer se reúne com senadores indecisos, fora da agenda oficial

Os senadores responsáveis pela votação final do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff vem sendo procurados pelo presidente interino Michel Temer. Café, almoços e jantares são marcados fora da agenda oficial do peemedebista, segundo informa O Globo.

O interesse maior está nos indecisos, como Cristovam Buarque (PPS-DF) e o líder do PDT no Senado, Acir Gurgacz (RO), que foi relator das contas de 2014 de Dilma na Comissão Mista de Orçamento e deu parecer favorável à aprovação, apesar da avaliação contrária do Tribunal de Contas da União (TCU).

Mesmo tendo votado pela abertura do processo de impedimento, ambos dizem que analisam o que fazer neste segundo momento. Mesmo estimando ter 58 ou 59 votos, ministros afirmam que a atuação de Temer ocorrerá até a votação final.

Cristovam almoçou com o presidente interino há alguns dias e disse que a conversa durou cerca de duas horas, porém o senador destacou que a questão do impeachment não foi tratada diretamente. A iniciativa do encontro foi de Temer, que vem telefonando pessoalmente para os senadores para marcar conversas.

Nos diálogos, que têm ocorrido no Palácio do Jaburu, Temer enfatiza a importância de fazer mudanças na economia e em aprovar propostas importantes na Câmara e no Senado.

O empenho em manter conversas com o Congresso surpreendeu parlamentares. O presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia (RN), por exemplo, destacou a delicadeza de Temer ao lhe telefonar para cumprimentá-lo pelo aniversário.

O senador Acir Gurgacz também foi convidado para um jantar com Temer no Jaburu. Ele garante que o presidente interino não perguntou seu voto, embora publicamente o senador já tenha afirmado estar indeciso. O parlamentar ainda esteve com Dilma antes de visitar Temer.

Artigo anteriorEspelhos da redação do Enem 2015 já estão disponíveis para consulta
Próximo artigoSuframa é apontada como única que fiscaliza aplicação de incentivos