Temporada de Cruzeiros recebe segundo navio com 500 visitantes em Manaus

Cerca de 500 visitantes desembarcaram em Manaus na manhã desta terça-feira, 19, com a chegada do segundo navio da Temporada de Cruzeiros. Os passageiros foram recepcionados no Porto de Manaus, Centro da cidade, com brindes e informativos sobre as principais atrações local e regional.

A ação é da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em parceria com a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) e o empresariado amazonense.

O Silver Cloud, de bandeira originária das Bahamas, chegou a Manaus com 296 turistas de várias nacionalidades e tripulação formada por 212 membros.

A partir de articulação da Manauscult, também foi garantida a presença da Banda da Polícia Militar durante a ação no Porto. Outra novidade foi a oferta de placa de boas vindas ao navio, recebida pelo comandante da embarcação, Marco Sangiácomo.

Os ingleses Pamela e Stewart Montt Shore foram os primeiros a desembarcar do navio e receberam as boas vindas do grupo, que ofereceu colares feitos com sementes da Amazônia e panfletos com informações sobre a cidade.

É a primeira vez que o casal visita a região e ambos ficaram impressionados com o receptivo e com a apresentação da banda da Polícia Militar, que interpretou clássicos da Música Popular Brasileira (MPB) e toadas de Boi-bumbá.

Pamela destacou que, no trajeto de vinda para Manaus, ficou impressionada com a grandiosidade do rio Amazonas e das “estruturas flutuantes” que viu pelo caminho.

Eles escolheram participar de um city tour – iniciando pelo Mercado Adolpho Lisboa – e do passeio chamado “Fauna e flora”, com visita aos principais parques.

Pamela e Stewart afirmaram que têm maior interesse pela vida selvagem e pela observação de pássaros, por isso optaram pelo passeio ecológico na cidade.

Os passeios são oferecidos pela empresa Amazon Explorers, responsável também pelo receptivo e transfers do cruzeiro durante a temporada na cidade.

Temporada 2013/2014

A Temporada de Cruzeiros foi iniciada em outubro e encerramento em maio do próximo ano com previsão de receber 17 mil turistas estrangeiros de diversas nacionalidades dentre eles alemães, ingleses, americanos, holandeses, espanhóis, italianos e franceses.

A ação de hoje teve parceria com a Manaustrans, SMTU e Semulsp, além do apoio da Polícia Militar e Polícia Civil e contou com a ajuda do Porto Organizado de Manaus (subordinado ao Dnit).

Articulação

A Diretoria de Turismo da Manauscult decidiu por uma atuação mais presente durante a temporada por tratar-se de uma ação institucional e promocional de grande importância para a cidade, por ser o turismo náutico um forte gerador de arrecadação e geração de emprego e renda na Cidade.

A Manauscult também articulou com a Manaustrans e a Semulsp a limpeza e ordenamento do trânsito nas áreas de entorno do Porto de Manaus, nos dias em que os navios estiverem em Manaus.

Reuniões regulares entre os parceiros têm sido realizadas desde o primeiro semestre do ano, com o objetivo de tornar cada vez mais eficiente esta ação que será repetida durante a administração do prefeito Arthur Virgílio Neto.

Atendimento

Outra novidade que começou a executada nesta terça-feira foi a operação de um quiosque para atendimento do turista que visitar o Mercado Municipal Adolpho Lisboa.

Ali, a Manauscult irá fornecer informações aos visitantes. O local funcionará de 8h às 17h, de segunda a sábado e aos domingos de 8h às 12h.

 

Artigo anteriorDirceu queria cubanizar o Brasil, diz Mário Frota (por Mário Frota)
Próximo artigoEx-BBB Morango curte lua de mel com a esposa