Terremoto de 4,9 graus sacode duas regiões do Norte do Chile

Um tremor de 4,9 graus de magnitude fez tremer neste sábado (18) as regiões de Tarapacá e Antofagasta, no norte do Chile, sem provocar vítimas ou danos visíveis, segundo informaram as autoridades.

O sismo aconteceu às 07h01 (horário local, 8h01 de Brasília) e seu epicentro se localizou 35 quilômetros ao sudeste de Pica e a 1.780 de Santiago, na região de Tarapacá, a uma profundidade de 108,2 quilômetros, detalhou o Centro Sismológico da Universidade do Chile.

Por sua vez, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) determinou a profundidade a 107,5 quilômetros e calculou a magnitude do terremoto também em 4,9 graus na escala Richter.

O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile assegurou, por sua parte, que o tremor não reuniu as condições necessárias para gerar um tsunami no litoral do país.

Segundo o Escritório Nacional de Emergência (Onemi), o sismo foi sentido com intensidade 5 na escala internacional de Mercalli na localidade de Mamiña e com 4 em outros pontos de Tarapacá, entre eles Iquique, a capital regional.

Na região de Antofagasta, a intensidade foi de grau 4 em Tocopilla e 3 em El Loa, acrescentou o Onemi, garantindo que “não foram reportados danos a pessoas, alteração de serviços básicos ou infraestrutura em decorrência deste sismo”.

Artigo anteriorApós dois anos da marcha, mulheres negras continuam mobilizadas contra racismo
Próximo artigoArgentina mantém buscas por submarino desaparecido com 44 tripulantes