Toffoli determina que Lava Jato compartilhe todos os dados com a PGR

247 – Em decisão que impõe uma derrota para a força-tarefa da Lava Jato, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, determinou que os procuradores compartilhem todos os dados já colhidos pela operação com a Procuradoria Geral da República.

Com isso, o ministro atende a um pedido da PGR, hoje comandada por Augusto Aras, que apontava “resistência” de procuradores em compartilhar informações colhidas em investigações. A decisão atinge forças-tarefas em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

Recentemente, a procuradoria-geral relatou desconfiar que há suspeita de que a Lava Jato estaria burlando a lei para investigar o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, que têm foro privilegiado. A Lava Jato negou.

A Lava Jato vive um embate com o poder central do Ministério Público, representado pela PGR. Aras pode acabar em agosto com a formação da força-tarefa e centralizar todos esses grupos dentro da instituição.

A crise explodiu após a visita da subprocuradora, Lindôra Araújo, a Curitiba. Ela foi acusada por procuradores da Lava Jato de querer ter acesso a dados sigilosos da força-tarefa e de inspecionar os trabalhos da equipe. Sua ida à capital do Paraná causou uma crise que já culminou na saída de três integrantes do grupo de trabalho na PGR

Artigo anteriorEm Carauari quatro homens são presos por tráfico de drogas e porte ilegal de arma
Próximo artigoDeltan diz que obedece, mas protesta contra decisão de Toffoli