TRE-AM dá início ao recadastramento biométrico no Careiro

SONY DSC

A partir de hoje, 1º de outubro, eleitores de Careiro que procurarem a Justiça Eleitoral para fazer alistamento, transferência de título, segunda via e atualização dos dados terão todas as suas digitais coletadas.

Com o recadastramento biométrico chegando a Careiro, falta muito pouco para que toda a Região Metropolitana de Manaus esteja totalmente coberta pela nova tecnologia de identificação digital, restando apenas Autazes e Silves.

Careiro conta, atualmente, com 21.365 eleitores, dos quais mais de 50% estão localizados na zona rural. Ao todo, estão sendo instalados no cartório daquela zona 10 kits biométricos com capacidade para atender, inicialmente, 200 pessoas/dia. Após a fase inicial de testes, o horário de atendimento ao público será estendido, fazendo com que dobre o número de recadastrados/dia, o que permitirá atender todo o eleitorado daquela zona até final de janeiro de 2016.

Em razão da dificuldade do sinal de internet, apenas a sede do município será contemplada com um posto de atendimento. Importante ressaltar que comunidades que sofrem com as dificuldades de transportes trazidas pela vazante terão prioridade dentro da programação de atendimento da Justiça Eleitoral.

Presente na solenidade, a presidente do TRE-AM, desembargadora Socorro Gudes, falou sobre a importância da biometria, e das consequências do não comparecimento:

“É preciso ter em mente a segurança e a celeridade proporcionadas pelo uso da biometria. Outra grande vantagem para o eleitor será no dia das eleições, com diminuição considerável das filas, posto que bastará o eleitor colocar a sua digital na máquina para ser imediatamente identificado”. “Não há possibilidade de fraudes e nem de equívocos”, destacou a presidente.

Artigo anteriorObras da nova Eduardo Ribeiro começam na segunda-feira
Próximo artigoProfessor de inglês é encontrado morto com 10 facadas no peito