Trump informa Congresso dos Estados Unidos sobre saída da OMS

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou ao Congresso dos EUA uma comunicação oficial nesta terça-feira (7) sobre a saída do país da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“O Congresso recebeu uma notificação de que o presidente retirou oficialmente os EUA da OMS no meio de uma pandemia”, informou o senador Bob Menendez, democrata, integrante do Comitê de Relações Internacionais do Senado.

“Chamar a resposta de Trump à COVID de caótica e incoerente é pouco. Isso não vai proteger a vida ou os interesses americanos – deixa os americanos doentes e os EUA sozinhos”, completou.

Trump havia anunciado há algumas semanas seu intento de sair da OMS por acreditar que a entidade estaria aparelhada pela China. Principal financiadores da organização os EUA arcavam com US$ 450 milhões por ano, que serão remanejados para outras entidades internacionais.

Criticado pela postura diante da pandemia do novo coronavírus – que chegou a 130 mil mortes no país -, o republicano tem disparado contra a entidade e defendido que a pandemia vai, simplesmente, “desaparecer em algum momento”.

O presidente Jair Bolsonaro já sinalizou que pode seguir os passos do estadunidense. “A OMS é o seguinte, o Trump cortou a grana deles, voltaram atrás em tudo. Um cara que nem é médico. Eu adianto aqui. Os Estados Unidos saiu. A gente estuda, no futuro: ou a OMS trabalha sem ideologia ou nós vamos estar fora também. Não precisamos de gente lá de fora dar palpite na saúde  aqui dentro”, disse no início de junho.

Artigo anteriorBolsonaro mesmo infectado pelo coronavírus tira a máscara em frente a jornalistas antes de encerrar entrevista (vídeo)
Próximo artigoDois homens por crime ambiental em Urucará