Após meses de testes, o Escritório Federal Suíço de Transportes disse na segunda-feira (5) que as ferrovias federais do país alpino já podem iniciar as operações de passageiros e de carga no túnel de base de Gotthard a partir da próxima semana. As informações são da agência chinesa Xinhua.
Programado para entrar em operação no próximo domingo (11), o túnel ferroviário mais longo do mundo, com 57 quilômetros de extensão, será usado por cerca de 50 trens de passageiros e mais de 260 trens de carga diariamente. Localizado no coração histórico da Suíça, o túnel de base de Gotthard foi oficialmente finalizado em junho deste ano, após 17 anos de trabalho.
O novo túnel ferroviário é não apenas o mais extenso, mas também o mais caro do mundo, tendo custado US$ 12,2 bilhões. Após a conclusão de todo o chamado Eixo Gotthard, em 2020, o projeto não só irá cortar em 45 minutos o tempo que leva para viajar de Zurique para Lugano, mas também irá melhorar muito o transporte de mercadorias na região.
Isto é particularmente importante, já que a Suíça está localizada num dos principais eixos de transporte da Europa e cerca de 26 milhões de toneladas de mercadorias passam anualmente pelos Alpes suíços por via férrea.