UEA lança Política de Pesquisas e Pós-graduação

Fortalecer grupos de pesquisas e projetar a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), de forma estratégica, dentro da Política de Pesquisas e Pós-Graduação. Com esse objetivo, a universidade lançou, nesta quarta-feira (21/6), quatro editais de apoio. São eles: Programa de Bolsas de Pós-Doutorado; Programa de Iniciação Científica e Tecnológica; Tutoria em Laboratório de Pesquisa e Ensino; e o edital suplementar do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica.

O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, enfatizou que o lançamento da Política vem coroar a estratégia da Gestão Superior de fortalecer a universidade. “Em julho, iremos lançar ainda mais editais. Ao todo, serão 6 editais para compor, de fato, essa grande política institucional de pesquisas e pós-graduação da nossa universidade.”

Segundo Zogahib, os editais estão consolidando uma estratégia que a universidade desde o início de 2022 de, realmente, fortalecer os grupos de pesquisas, os laboratórios e os programas da universidade.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UEA, Prof. Dr. Roberto Mubarac, ressaltou que a política é para que a universidade ganhe mais notoriedade e passe a integrar o ecossistema de pesquisa nacional. “Agradeço ao reitor, Prof. Dr. André Zogahib, pela confiança por estar à frente da Propesp e, também, à equipe da Propesp. Agora, vamos começar a fazer políticas de pesquisas de pós-graduação”, ressaltou.

Fique por dentro dos editais:

Edital do Programa de Bolsas de Pós-Doutorado: Receber doutores para desenvolverem estágio pós-doutoral nos programas de pós-graduação stricto sensu para promover a inserção de pesquisadores nacionais e internacionais em estágio pós-doutoral, com a integração em projetos de pesquisa desenvolvidos pelos programas de pós-graduação stricto sensu da UEA.

Link do edital: Chamada Pública N° 001/2023 – Programa de Bolsas de Pós-Doutorado (PROPOSDOC) https://selecao1.uea.edu.br/?dest=info&selecao=8526

Edital de Iniciação Científica e Tecnológica – Ações Afirmativas 2023-2024: Consiste no apoio ao desenvolvimento de projetos de iniciação científica e tecnológica de alunos matriculados em cursos de graduação da UEA.

Link do edital: https://selecao2.uea.edu.br/?dest=info&selecao=8525

Programa de Tutoria em Laboratório de Pesquisa e Ensino (PROTLAB): Concessão de bolsas para alunos matriculados em cursos de graduação da UEA para o desenvolvimento de atividades técnicas, operacionais e de manutenção dos laboratórios de pesquisa e ensino da UEA.

Link do edital: https://selecao2.uea.edu.br/?dest=info&selecao=8545

Edital suplementar do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica: Ampliar e despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação diante de participações em projetos de pesquisa, assim como estimular professores a engajarem os estudantes de graduação em atividades de pesquisa.

Link do edital: https://selecao2.uea.edu.br/?dest=info&selecao=8546

Artigo anteriorLuiz Araújo é liberado pelo Atlanta e chega ao Rio para se apresentar ao Flamengo no dia 26
Próximo artigoFestival de Parintins: Mais de 200 itens de medicamentos, agentes de saúde e ambulâncias serão disponibilizados pela SES-AM