UGPE e Águas de Manaus inspecionam a Estação de Tratamento de Esgoto do Prosamim

MANAUS 24.02.2021 - UGPE e Águas de Manaus inspecionam Estação de Tratamento de Esgoto do Prosamim. Foto:Tiago Corrêa_UGPE

Técnicos da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e da empresa concessionária Águas de Manaus, realizaram nesta quarta-feira (24/02), uma visita na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em construção pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), no bairro de Educandos.

As equipes da concessionária e da UGPE realizaram, primeiramente, a visita à ETE de Educandos para inspeção dos equipamentos instalados e o andamento das obras restantes. Além disso, a comissão também visitou as obras do Prosamim no igarapé do 40, no local onde será construído equipamento de saneamento básico pela concessionária.

A UGPE é o órgão que executa, fiscaliza e acompanha as obras do Prosamim e atua na conclusão de um sistema de esgotamento sanitário construído em bairros das zonas sul e oeste da capital.

A execução das obras de saneamento do Prosamim tem sido acompanhada por uma comissão de representantes do Instituto de Planejamento Urbano (Implurb), da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Agemam) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), e de técnicos da empresa Águas de Manaus.

As obras de saneamento contemplam redes de coleta de esgoto e seis estações elevatórias, construídas em bairros das zonas sul e oeste da cidade.

O Governo do Estado tem trabalhado no repasse das obras de saneamento básico construídas pelo Prosamim ao Município, por esse motivo a comissão mista acompanha a elaboração e a execução dos projetos de água e esgoto executados pelo programa.

Retomada na semana passada, as obras da ETE haviam sido paralisadas em razão das medidas de enfrentamento à Covid-19. A ETE registra um avanço de 92% na sua execução e está prevista para ser inaugurada no próximo semestre.

A engenheira civil da UGPE, Tatiana Lachi, afirmou que as visitas e as reuniões para o alinhamento das obras de saneamento são constantes, durante toda a execução das obras de saneamento do Prosamim III.

“Esse alinhamento, na execução desse importante projeto de saneamento básico, é uma vitória institucional para o Governo do Estado e para toda sociedade. A concessionária é que vai operar o sistema construído pelo Prosamim, por isso o acompanhamento das obras tem sido realizado através dessa comissão mista, envolvendo órgãos do Estado e do Município”, afirmou a engenheira.

Artigo anteriorGovernador Wilson Lima acompanha chegada de mais 76 mil doses de vacinas contra a Covid-19
Próximo artigoFVS informa a aplicação 259.439 doses de vacina contra Covid-19 até esta quarta-feira (24/02)