Um em cada oito adultos apresenta sintomas de Covid longa, diz estudo

Um estudo publicado nesta quinta-feira (4/8), na revista científica The Lancet, mostra que um em cada oito adultos infectados pelo coronavírus sofre com sintomas da Covid longa durante a recuperação da doença.

Os pesquisadores da Universidade de Groningen, na Holanda, compararam dados de 4.231 pacientes infectados entre março de 2020 e agosto de 2021 com informações de 8.462 pessoas saudáveis (grupo controle) para analisar quais são os sintomas mais frequentemente durante a Covid longa.

Eles descobriram que 21% dos infectados tiveram ao menos um sintoma novo ou com intensidade mais grave no período de três a cinco meses após a Covid em comparação com os sintomas apresentados durante a infecção viral.

Os mais recorrentes foram dificuldade para respirar, dor no peito, dor ao respirar, dor nos músculos, perda de olfato, formigamento nas mãos ou pés, nódulo na garganta, sensação alternada de frio e calor e braços e pernas cansados.

Os pesquisadores destacam que o estudo não avaliou o efeito das vacinas na evolução da Covid longa, pois a maioria dos dados foi coletada antes da implementação delas no país.

Artigo anteriorRoberto Cidade tem nome confirmado para concorrer à reeleição na Assembleia Legislativa
Próximo artigoVida saudável: veja 7 hábitos para adotar no Dia Nacional da Saúde