Usina Angra 2 volta a operar depois de receber combustível

A Usina Angra 2 voltou a operar nesta segunda-feira (19), depois de ficar parada desde o dia 14 de novembro para reabastecimento de combustível. Durante o período, também foram feitas inspeção e manutenção periódicas, além de diversas modificações no projeto. A usina, situada em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, já está reconectada ao Sistema Interligado Nacional e, de acordo com a Eletronuclear, até às 15h, já tinha atingido 80% da potência.

De acordo com o superintendente de Angra 2, Anselmo Carvalho, a parada foi muito produtiva, tendo em vista o número significativo de atividades de grande porte realizadas.

“Foi um desafio, mas deu tudo certo. Conseguimos ampliar a interação entre as áreas envolvidas, inclusive com as equipes estrangeiras. Também aprimoramos a execução de nossos processos”, disse.

Rotor é trocado

Carvalho explicou que o único percalço foi que a troca do rotor do gerador elétrico principal – a tarefa mais importante da parada – foi  mais difícil do que se esperava. “A montagem do eixo do rotor demorou além do previsto, o que provocou um pequeno atraso no retorno da usina à operação. Mas finalizamos o procedimento com sucesso.Isso é o que vale”, afirmou.

Durante a parada, cerca de um terço do combustível nuclear foi recarregado. Foram realizadas também mais de 4 mil tarefas , além de 1,2 mil testes com a usina desligada. Para o serviço, foram mobilizados 1,3 mil profissionais, sendo 200 estrangeiros, para trabalhar com os profissionais da Eletronuclear.

A Eletronuclear é responsável por operar e construir as usinas termonucleares do país. Conta com duas unidades em operação na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, em Angra dos Reis, com potência total de 1990MV. Hoje, a geração nuclear corresponde a 3% da eletricidade produzida no país e o equivalente a um terço do consumo do Estado do Rio de Janeiro.

Artigo anteriorFuvest divulga lista de convocados para segunda fase do vestibular da USP
Próximo artigoProdução brasileira de aço bruto tem queda de 8,9% até novembro