Vacina contra o câncer estará disponível até 2030, garantem cientistas

O casal de cientistas Ugur Sahin e Özlem Türeci, fundadores da empresa farmacêutica BioNTech (uma das responsáveis pelo imunizante de Covid-19) anunciou nesse domingo (16/10) que as vacinas da companhia destinadas ao tratamento de câncer estarão disponíveis para uso em menos de 10 anos.

“Nosso objetivo é usar a abordagem de vacina individualizada para garantir que os pacientes recebam uma dosagem personalizada que induza uma resposta imune logo após a cirurgia. Isso fará com que as células T, responsáveis pela defesa do corpo, consigam rastrear as células tumorais restantes e, idealmente, as eliminem”, explicou Ugur Sahin, que além de CEO da farmacêutica alemã é pesquisador em oncologia, em entrevista ao programa de TV da BBC Sunday with Laura Kuenssberg.

Atualmente, a BioNTech está em uma fase avançada de testes clínicos de versões do imunizante focadas no câncer colorretal, câncer de pele melanoma, e câncer de cabeça e pescoço.

Outros imunizantes, que visam o tratamento de câncer de ovário, de próstata e de tumores sólidos, estão em fase inicial de teste em humanos.

Artigo anteriorDados indicam que cobertura de mamografia está abaixo do esperado
Próximo artigoCiência estipula número diário de passos para não engordar