VALE-CRECHE –  A solução para creches em Manaus

O vale-creche é simples de ser implementado, pode gerar mais de 3 mil vagas de creches em Manaus e pode ser uma realidade ainda nesse ano de 2020

Por Tanair Maria – Este é um projeto de iniciativa popular, inédito na capital amazonense, que visa criar o vale-creche capitaneado por Eduardo Costa, cidadão amazonense, apaixonado por Manaus, sua cidade natal. “Meu foco está na Educação para o Futuro, priorizando a educação básica, desde a creche até o ensino médio. Foi pensando no atual espírito de liberalismo econômico que tenta facilitar a vida do cidadão reduzindo a ineficiência do estado, que me ocorreu uma outra opção relevante para a sociedade manauara: A instituição do vale-creche para aumentar as vagas nas creches, em Manaus”.

O vale-creche permite que os pais que não conseguirem vagas na rede pública municipal possam colocar seus filhos em creches privadas. É uma solução simples, que já tem funcionado em outras cidades e com grande potencial para Manaus. Para se ter uma ideia, Manaus possui 8 creches a cada 100 mil habitantes. Esse número é muito baixo! Cidades parecidas em tamanho, como Fortaleza e Curitiba, possuem 29 e 33 creches a cada 100 mil habitantes respectivamente.

Em Manaus, a quantidade de creches e a quantidade de vagas nas creches precisa aumentar, para que os pais ou responsável pela criança possam trabalhar e produzir com mais tranquilidade. O vale-creche é simples de ser implementado, pode gerar mais de 3 mil vagas de creches em Manaus e pode ser uma realidade ainda nesse ano de 2020.

Apoie essa ideia!

O VALE-CRECHE FUNCIONARÁ DA SEGUINTE FORMA:
Os pais ou os responsáveis que não conseguirem matricular seus filhos na rede municipal, receberão um vale-creche fornecido pela Prefeitura de Manaus, que será apresentado em creches credenciadas que, por sua vez, disponibilizarão a vaga.
Outro detalhe importante, é que o vale-creche deverá ser utilizado pelos pais ou responsável, que ao tentar matricular seus filhos na rede pública manauara não conseguir a vaga, mas que justifique a necessidade financeira de receber o vale-creche e que encontre uma creche particular cadastrada no programa, no mesmo bairro onde reside ou no caminho do endereço do seu trabalho, ou ainda, do seu cônjuge.

QUAL É O PASSO A PASSO?
Projeto vale-creche para Manaus tem 4 fases: divulgação do projeto, coleta de assinaturas, recepção de melhorias e sugestões ao projeto, e protocolo na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Calendário do projeto:
• Julho/2020 – Início da divulgação do projeto;
• Agosto/2020 – Coleta de assinaturas para o projeto e recepção de sugestões e melhorias para o projeto;
• Setembro/2020 – Continuidade na coleta de assinaturas para o projeto e protocolo na Câmara Municipal de Manaus (no final do mês), assim que o número mínimo de assinaturas seja atingido.
Pontos de coleta de assinaturas e datas (sempre aos sábados): locais a definir.

LOGÍSTICA POSITIVA
A lógica positiva do vale-creche, é que a prefeitura não precisará se preocupar em alugar ou construir creches, comprar equipamentos e móveis, contratar professores, contratar gestores e serviços para que a creche funcione (energia, internet, etc.) – basta a prefeitura entregar o recurso, indiretamente, nas mãos do cidadão, para que ele escolha em qual creche particular seus filhos irão estudar.
Dessa forma, as creches privadas, que hoje já são 75% de todas as creches de Manaus, poderão ajudar a prefeitura a prover mais vagas para creches, com o mínimo de esforço por parte da própria prefeitura.

COMO APOIAR O PROJETO AJUDANDO A COLETAR ASSINATURAS?
Entre em contato pelo WhatsApp (92) 9.9398.8496 ou nas redes sociais @eduardocostamanaus (Facebook e Instagram), para você enviar melhorias e sugestões ou tirar dúvidas sobre o projeto vale-creche para Manaus.

Apoie essa ideia!

Quem é Eduardo Costa?
Eduardo Costa é empresário e professor de contabilidade em Manaus. Seu foco está na Educação para o Futuro, priorizando a educação básica, desde a creche até o ensino médio. Visando a gestão profissional na direção das escolas, com valorização e aprimoramento da carreira docente, por meio do plano de carreira e base curricular orientada para a prática de ensinar. Implementando programa de bolsas em escolas particulares para alunos do ensino público, como por exemplo, o vale-creche. Inclusive a expansão do ensino técnico e profissionalizante até chegar nas universidades com uma gestão moderna, com parcerias privadas e com fontes de financiamento alternativas.

SERVIÇO
O QUÊ: Projeto de Lei Municipal por iniciativa popular em Manaus, que visa criar o vale-creche
QUANDO: Agosto e Setembro de 2020
CONTATO: WhatsApp (92) 9.9398.8496 ou nas nossas redes sociais @eduardocostamanaus (Facebook e Instagram)

Artigo anteriorChina aprova patente de vacina contra Covid-19 e diz que produção em massa começa em breve
Próximo artigo“Brasil é o país da hipocrisia”, diz médico que interrompeu gravidez de menina de 10 anos chamada de assassina