Variante Ômicron se replica melhor no nariz das crianças, diz estudo

Pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, descobriram que a variante Ômicron do coronavírus se replica melhor nas células do nariz das crianças do que as cepas anteriores.

A descoberta, publicada esta semana na revista científica PLOS Biology, ajuda a explicar por que o número de infecções pediátricas foi maior durante a atual onda da pandemia em comparação às anteriores.

Os cientistas avaliaram o comportamento de três variante do vírus – a original, a Delta e a Ômicron – em contato com células epiteliais nasais primárias (NECs) de 23 crianças e 15 adultos saudáveis em testes de laboratório.

Eles descobriram que o vírus original se replica em níveis significativamente mais baixos nas células que revestem os narizes das crianças em comparação com as de adultos. No entanto, esse comportamento mudou com a Ômicron.

As defesas antivirais presentes nos narizes das crianças é menos acentuada para a Ômicron, de acordo com os pesquisadores. A variante também se reproduziu com mais facilidade nessas células em comparação com a Delta e a versão original do vírus, aumentando o risco de infecção.

Artigo anteriorNeto lamenta derrota do Corinthians: “Complicou, garotinho”
Próximo artigoVeja 5 sintomas de pele que podem indicar diabetes