Veja 3 piores hábitos no café da manhã para quem tem colesterol alto

O colesterol alto é um problema de saúde que muitas vezes não apresenta sintomas. Na maioria dos casos, ele é decorrente de escolhas alimentares ruins – comidas ricas em gordura e sal – e hábitos prejudiciais à saúde, como tabagismo e sedentarismo.

Para reverter a condição, as principais recomendações são melhorar a dieta e incluir atividades físicas na rotina. Se você tem predisposição ou já possui colesterol alto, saiba o que não deve fazer na primeira refeição do dia:

1. Pular o café da manhã

Além de aumentar a sua fome de manhã, esse hábito também contribui para elevar os seus níveis de colesterol.

É cientificamente provado que a primeira refeição do dia diminui o colesterol total e, especialmente, o LDL, conhecido como colesterol ruim. Em 2020, pesquisadores dos Estados Unidos descobriram que o volume de LDL em pessoas que pulavam o café da manhã era de quase 10 mg/dL a mais do que o de pessoas que começavam o dia se alimentando.

Vale lembrar que beber somente um cafezinho não conta como fazer uma refeição. Nutricionistas recomendam que mesmo pessoas que não sentem fome ao acordar tomem um iogurte ou façam um mingau de aveia para começar o dia.

2. Comer pouca proteína

As proteínas são nutrientes essenciais para a saciedade e ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. O café da manhã costuma ser uma refeição centrada em carboidratos, como pães, tapiocas e panquecas. No entanto, nada impede que você inclua opções proteicas como acompanhamento: ovos e frango são boas opções.

3. Optar por carboidratos refinados

Os carboidratos refinados devem ser evitados. “São uma das piores escolhas que você pode fazer para o seu colesterol, e uma das armadilhas mais fáceis de cair”, afirmou a nutricionista Sharon Puello, em entrevista ao site Eat This, Not that.

Ela acrescenta que uma dieta rica em carboidratos refinados aumenta os triglicerídeos e o LDL no sangue, o que pode levar ao aumento das chances de problemas cardíacos.

Em vez de começar o dia com cereais açucarados, pães, bolos e folheados, procure optar por aveia, linhaça, granola, acompanhada de frutas.

Artigo anteriorEstudo apoiado pelo Governo do Amazonas investiga uso de amido de mandioca aliado a fungos amazônicos no tratamento de câncer
Próximo artigo4ª onda: por que o coronavírus ainda não foi controlado?