Vice-líder do governo, Saullo Viana é alvo de operação da PF; pai do deputado e mais três foram presos

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira, 23, a Operação Ponto de Parada, com quatro mandados de prisão e 11 de busca e apreensão. O principal alvo da operação é o deputado estadual Saullo Viana (PTB), vice líder do governo Wilson Lima.

Até o momento, a PF prendeu o presidente do boi-bumbá Caprichoso, Jender Lobato, o pai do deputado estadual Saullo Vianna (PTB), Sérgio Vianna, a assessora do parlamentar Rosedilce de Souza Dantas e Udsom Maranhão Duarte.

De acordo com nota emitida pela Polícia Federal, a operação está relacionada especificamente a uma licitação realizada em 2017, em Presidente Figueiredo que, fraudulentamente, contemplou uma empresa para prestação de serviços de transporte escolar, supostamente ligada a Saullo Ramos.

A empresa, segundo a nota, recebeu R$ 12.989.072,99 e gerou um superfaturamento por sobrepreço no serviço de, aproximadamente, R$ 4.000.000,00.

Para entender

Em maio do ano passado, a desembargadora Nélia Caminha autorizou a quebra do sigilo telefônico de Saullo Vianna, de políticos e empresários do município de Presidente Figueiredo. O objetivo era confirmar denúncias de suposta prática de corrupção passiva, corrupção ativa, peculato, fraude em licitação, organização criminosa e lavagem de dinheiro no âmbito da prefeitura do município.

Relatório Técnico n° 03/2019 do Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD ), baseado em informações do Coaf, indicavam indícios de um “intricado esquema de lavagem” de dinheiro que “pulverizam o produto do crime obtido das supostas fraudes envolvendo a” empresa RAV Construções.

De acordo com o Ministério Público, esse esquema beneficiava “tanto de forma ostensiva direta como de maneira dissimulada” o deputado estadual Saullo Vianna, que é cunhado do vice-prefeito Mário Abrahão.

Veja nota da Polícia Federal

Nota à imprensa 23-11-2020 – Operação Ponto de Parada

Artigo anteriorPF faz maior operação do ano contra lavagem de dinheiro do tráfico
Próximo artigoCovid-19 no Amazonas registra 303 novos casos e 18 óbitos nesta segunda-feira