Vigilância em Saúde do Amazonas realiza ação de controle de morcegos em Maraã

Foto: Divulgação/FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realiza, até esta sexta-feira (07/06), ação de controle populacional de morcegos hematófagos (os famosos morcegos vampiros, que se alimentam exclusivamente de sangue) em Maraã (a 634 quilômetros de Manaus).

A visita técnica objetiva a captura e controle desses animais, além do acompanhamento da vacinação antirrábica das pessoas expostas ao risco de contaminação do vírus rábico, bem como a vacinação de cães e gatos das comunidades afetadas.

As atividades se concentraram nas comunidades de Nova Jerusalém, Filadélfia, Aldeia Vila Nova 1 e Aldeia São José do Cuiu Cuiu, onde foram identificados registros de agressões por morcegos hematófagos, tanto em humanos quanto em animais.

“Durante a operação, a equipe da FVS-RCP utilizou técnicas especializadas de captura e manejo adequado dos morcegos hematófagos, visando não apenas controlar a população desses animais, mas capacitar as equipes locais sobre práticas seguras de manejo desses animais”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

O gerente de Zoonoses, Deugles Cardoso, ressaltou a importância dessas ações para garantir a saúde pública na região, destacando que a captura e controle desses morcegos são estratégias para a prevenção da transmissão do vírus da raiva.

“A espécie de morcegos hematófagos (Desmodus rotundus) se alimenta exclusivamente de sangue de animais mamíferos, representando um risco significativo de transmissão do vírus da raiva por meio da saliva. Portanto, a ação realizada em Maraã tem impacto direto na proteção da saúde das comunidades locais, tanto humanas quanto animais”, disse Deugles.

A ação seguiu um plano semelhante a uma intervenção anterior da FVS-RCP em São Gabriel da Cachoeira, em maio, onde a prevenção da raiva humana de transmissão silvestre foi uma ação prioritária.

Artigo anteriorPolícia Civil do Amazonas desmantela organização criminosa e apreende R$ 3,7 milhões em cocaína
Próximo artigoLei de autoria de Roberto Cidade estabelece protocolo para destinação de resíduos orgânicos, compostagem e reutilização no meio ambiente