Vigilância Sanitária interdita na lanchonete na Fametro

Duas lanchonetes foram alvos de fiscalização e uma delas foi interditada pela Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus), órgão da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), dessa vez o estabelecimento da Unidade 3 da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), localizado na avenida Constantino Nery. A interdição ocorreu na tarde da última quinta-feira, 28, pois a lanchonete não apresentou licença para funcionamento e mostrou outras irregularidades como acondicionamento inadequado de produtos.

LANCHONETE(2)

Na ação, os fiscais inspecionaram também outra lanchonete em funcionamento na instituição, que foi notificada para realização de pequenas adequações como a troca do piso. “A inspeção às lanchonetes faz parte das atividades de rotina do órgão e foi intensificada desde a semana passada com objetivo de levantar a situação dos estabelecimentos fornecedores de alimentos a estudantes nas instituições de ensino superior na cidade de Manaus, atendendo ao grande número de denúncias”, disse o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

Após a realização dos trabalhos dos fiscais na primeira lanchonete, aproximadamente 50 quilos de alimentos foram considerados impróprios ao consumo humano e inutilizados. A avaliação é de que com as altas temperaturas registradas na cidade em função do período de verão, é necessário que os proprietários de estabelecimentos fornecedores de alimentos à população tenham a preocupação de mantê-los em condições de consumo. “Vários produtos foram inutilizados por não estarem em temperatura ideal de conservação. Isso demanda atenção redobrada de quem vende e de quem consome”, Ana Hilda, que integra a equipe que atuou na fiscalização.

O retorno das atividades comerciais da lanchonete interditada só será possível após a regularização das pendências indicadas no auto de infração pelos fiscais. Além disso, deverá ser estipulada multa com base no Código Sanitário do Município (Lei 392/97) que varia de uma a quatrocentas Unidades Fiscais do Município (UFM), atualmente no valor de R$ 83,78 cada. Já a segunda lanchonete passará por nova fiscalização após o período estabelecido para adequação.

MANAUS/AM - 27/08//2015 FISCALIZAÇÃO VISA MANAUS NA FAMETRO. FOTO: TACIO MELO / SEMCOM

 

Artigo anteriorTermelétrica de Tabatinga recebe três novos geradores de energia
Próximo artigoPrefeitura intensifica a irrigação noturna de mudas em vias públicos