Visita de secretário dos EUA ‘afronta as tradições de autonomia’, diz Maia

A passagem do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, pelo Brasil foi alvo de críticas por parte presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Em nota divulgada nessa 6ª feira (18.set.2020), o deputado disse que a visita “não condiz com a boa prática diplomática internacional” e que “afronta as tradições de autonomia e altivez de nossas políticas externa e de defesa”.

Mike Pompeo se encontrou na tarde de 6ª feira (18.set) com o chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, em Boa Vista, Roraima. O representante da diplomacia norte-americana visitou as instalações da Operação Acolhida, responsável pelo recebimento de refugiados venezuelanos no Brasil.

Maia criticou que a vinda de Pompeo tenha sido feita no “momento em que faltam apenas 46 dias para a eleição presidencial norte-americana”, marcada para 3 de novembroDisse que o Brasil “deve preservar a estabilidade de fronteiras e o convívio pacífico com os países vizinhos”.

Como Presidente da Câmara dos Deputados, vejo-me na obrigação de reiterar o disposto no Artigo 4º da Constituição Federal, em que são listados os princípios pelos quais o Brasil deve orientar suas relações internacionais. Em especial, cumpre ressaltar os princípios da: (I) independência nacional; (III) autodeterminação dos povos; (IV) não-intervenção; e (V) defesa da paz”, afirmou o deputado.

No Brasil, Pompeo atacou o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro: “Ele não é apenas 1 líder que destruiu seu país numa crise com as proporções mais extraordinárias na história moderna, ele também é 1 narcotraficante que envia drogas ilícitas aos EUA e aos americanos todos os dias”.

Cada dia que Maduro permanece no poder é mais 1 dia em que as necessidades do povo venezuelano são negligenciadas”, escreveu Pompeo em seu perfil no Twitter. “Junto com nossos parceiros brasileiros, os Estados Unidos têm orgulho de ajudar os venezuelanos que fogem do regime ilegítimo de Maduro e apoiá-los em seus momentos de necessidade”, completou.

Antes de desembarcar em Boa Vista, o secretário de Estado dos EUA esteve em Guiana e Suriname. Neste sábado (19.set), encerra a passagem pela América no Sul na Colômbia, onde vai se reunir com o presidente colombiano, Iván Duque.

Eis a íntegra da nota de Rodrigo Maia:

“A visita do Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, nesta sexta-feira, às instalações da Operação Acolhida, em Roraima, junto à fronteira com a Venezuela, no momento em que faltam apenas 46 dias para a eleição presidencial norte-americana, não condiz com a boa prática diplomática internacional e afronta as tradições de autonomia e altivez de nossas políticas externa e de defesa.

Como Presidente da Câmara dos Deputados, vejo-me na obrigação de reiterar o disposto no Artigo 4º da Constituição Federal, em que são listados os princípios pelos quais o Brasil deve orientar suas relações internacionais. Em especial, cumpre ressaltar os princípios da: (I) independência nacional; (III) autodeterminação dos povos; (IV) não-intervenção; e (V) defesa da paz.

Patrono da diplomacia brasileira, o Barão do Rio Branco deixou-nos um legado de estabilidade em nossas fronteiras e de convívio pacífico e respeitoso com nossos vizinhos na América do Sul. Semelhante herança deve ser preservada com zelo e atenção, uma vez que constitui um dos pilares da soberania nacional e verdadeiro esteio de nossa política de defesa.”

 Poder360
 

Artigo anteriorABI rechaça expulsão de jornalistas que cobriam visita de Bolsonaro no MT
Próximo artigoJustiça obriga Flordelis a usar tornozeleira eletrônica