Um dia depois de dizer que o Enem 2019 foi o melhor de todos os tempos, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, admitiu erros na correção das provas. Ele revelou neste sábado (18) que alguns estudantes tiveram o gabarito trocado e, por isso, receberam uma nota errada nessa sexta-feira (17). Mas prometeu que até segunda-feira (20) tudo estará resolvido.
“A equipe do Inep virou a noite porque encontramos algumas inconsistências na contabilização e na correção da segunda prova do Enem do ano passado. Um grupo muito pequeno de pessoas teve o gabarito trocado quando foram fechados os envelopes”, informou o ministro em um vídeo que gravou junto com o presidente do Inep, Alexandre Lopes, e publicou nas suas redes sociais.
Segundo Weintraub, o erro afetou apenas “0,01% das milhões de pessoas” que fizeram o Enem. Ele admitiu, porém, que a falha pode alterar significativamente a nota e, consequentemente, a colocação dos estudantes na disputa por uma vaga ma universidade. “É um número baixo. Para 99% das pessoas está tudo bem. Mas esses indivíduos, apesar de estatisticamente não serem significativos… individualmente não pode haver uma injustiça como essa”, afirmou.
O ministro garantiu, então, que o erro já está sendo corrigido pelo Inep e prometeu que até segunda-feira estará tudo acertado. “Ninguém será prejudicado”, assegurou.
O presidente do Inep, Alexandre Lopes, acrescentou que, por conta disso, também está sendo realizada uma nova “busca ampliada para identificar eventuais outras incosistências”. Mas afirmou que, mesmo assim, quem tiver dúvidas sobre a sua nota do Enem pode procurar o Inep para ter o gabarito corrigido novamente, de forma manual.
Houve inconsistência no gabarito de algumas provas do Enem 2019 e, por isso, candidatos foram surpreendidos com os resultados de suas notas. O número é muito baixo. Até segunda-feira, dia 20, tudo será resolvido. Pedimos desculpas aos participantes do exame pelo transtorno. pic.twitter.com/d9fOzOLHtM
— Abraham Weintraub (@AbrahamWeint) January 18, 2020