Wilker Barreto denuncia falta de segurança nos rios do Amazonas para combater ataques de piratas

Prejuízo de milhões por causa da pirataria nos rios do Amazonas
Nesta terça-feira (11/06), o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas para denunciar a falta de segurança no interior do Amazonas, principalmente na região do Alto Solimões e Médio Amazonas, que propicia ataques violentos de piratas, colocando em risco a vida de moradores locais e trabalhadores fluviais.
“Estive no Alto Solimões esse final de semana. E os relatos dos ataques dos piratas contra a população estão sem limite. Pessoas de bem, estão sendo mortas, agredidas, humilhadas ao trafegar pelos rios do nosso estado. Rios esses que são nossas estradas para muitos amazonenses”, declarou o parlamentar.
Barreto destacou que a ausência de fiscalização torna a situação mais ameaçadora ainda, pois permite que os criminosos atuem livremente com armamento pesado e embarcações rápidas nos ataques, gerando prejuízos pessoais e econômicos em grandes escalas, como desabastecimento.
“Já está acontecendo desabastecimento no Amazonas. E agora os comerciantes têm que contratar escolta armada e isso é caro. Os transportadores de gasolina, de óleo diesel só navegam hoje com frota armada. É inadmissível hoje, que os rios estejam entregues à própria sorte”, pronunciou.
O deputado também destacou que os ataques não são direcionados apenas às grandes embarcações e afetam cerca de metade da população do Estado, que reside no interior.
“Eles estão roubando até banana. Quem está sendo morto, espancado é o mais humilde também, aquele que anda no rabeta, eles não estão escolhendo só as grandes embarcações. Eles estão pegando qualquer cidadão. Lembrando aos senhores e senhoras que quase metade da nossa população mora no interior e é essa população que usa os rios como seu meio de transporte”, acrescentou.
Por fim, Wilker fez um apelo ao secretário de Segurança Pública do Amazonas, Coronel Vinícius Almeida, para que compareça à Assembleia e apresente soluções imediatas no combate das ações de piratas no Estado.
“Podemos pedir nessa reunião que o Secretário venha fazer uma estratégia de base, anzol, lanchas blindadas, a inteligência da polícia funcionar, porque nós precisamos dar uma solução imediata. Então fica aqui em respeito, em nome do povo do interior, que também tem tanto direito quanto nós que vivemos na capital, que o Secretário nos próximos dias venha à esta Casa fazer uma explanação da política para o combate dos piratas no nosso Estado”, finalizou.
Artigo anteriorAmon e Davi Almeida tecnicamente empatados; Alberto Neto consolidado na terceira posição
Próximo artigoEm Brasília, Adjuto Afonso participa de discussão sobre navegação na Amazônia