Wilson Lima anuncia exigência de imunização completa contra Covid-19 para público de jogo entre Brasil e Uruguai

O governador Wilson Lima informou, nesta quarta-feira (22/09), a exigência de vacinação completa contra a Covid-19, com duas doses ou dose única, para o público que for acompanhar o clássico sul-americano entre Brasil e Uruguai válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo Fifa Catar 2022.

O jogo está marcado para o dia 14 de outubro deste ano na Arena da Amazônia Vivaldo Lima, zona centro-sul de Manaus. E contará com a presença de um público de 12 mil pessoas, entre 8 mil pagantes e 4 mil convidados homenageados. Isso representa 30% da capacidade da Arena da Amazônia.

“Essa é a primeira eliminatória, desde o início da pandemia, da Seleção Brasileira em que haverá público. Portanto é um momento muito significativo para o estado do Amazonas. Todos sabem da dificuldade que nós passamos com o pico da pandemia, então isso vai ser um marco para o estado e também vai servir de parâmetro para a realização de outros eventos”, disse o governador.

A partida é organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com apoio do Governo do Amazonas. A confederação é responsável pela comercialização dos ingressos.

“É importante a participação do Estado, até por conta do cenário de Covid-19 que a gente vive. Então por isso nós vamos ter uma estrutura de segurança pública, uma estrutura de segurança sanitária e uma estrutura de trânsito para controlar a entrada na Arena da Amazônia”, completou.

Segundo o governador, a presença de público é possível devido ao avanço da vacinação contra a Covid-19 e redução do número de casos da doença em todo o estado.

O anúncio ocorreu durante coletiva de imprensa no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), zona centro-sul da capital, para anunciar as novas medidas de enfrentamento à Covid-19 no Amazonas.

No jogo entre Brasil e Uruguai serão cumpridos os protocolos sanitários de segurança para evitar a proliferação do novo coronavírus. O Governo do Amazonas irá montar um centro de monitoramento para o jogo. O Estado também trabalha para que no dia do jogo sejam disponibilizadas quatro entradas de acesso.

Um Plano Tático Integrado está sendo montado, e nele estarão descritas todas as ações de todos os envolvidos na operação.

A CBF assumiu, juntamente ao Governo do Amazonas, a responsabilidade pelos ajustes necessários para preparar a Arena da Amazônia para a partida.

Ainda em outubro, pelas Eliminatórias, a Seleção Brasileira vai enfrentar a Venezuela, em Caracas, no dia 7; e a Colômbia, em Barranquilla, no dia 10.

Evento teste – Na sexta-feira (24/09), será realizado um evento teste na Arena da Amazônia com o público de 3,5 mil pessoas, sendo 500 funcionários e técnicos.

Poderá participar quem tiver sido vacinado com a primeira dose e não estiver no prazo da segunda atrasado. Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) e Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS) vão testar todos os envolvidos nesta quarta (22/09) e na quinta-feira (23/09), das 18h às 20h, na Arena. Serão realizados testes do antígeno e RT- PCR. Todos os participantes serão monitorados pelo período de 14 dias pós evento.

Artigo anteriorNúmero de acidentes de trânsito tem queda no Amazonas
Próximo artigoCom foco no gás natural canalizado, Arsepam troca experiências com Agência Reguladora de Sergipe