Wilson Lima anuncia parceria com Prefeitura de Manaus para investimento de R$ 580 milhões

Para celebrar o aniversário de 352 anos de Manaus, o governador Wilson Lima anunciou, neste domingo (24/10), 11 projetos em parceria com a Prefeitura de Manaus com investimentos de R$ 580 milhões nas áreas de infraestrutura, mobilidade urbana, turismo, meio ambiente e desenvolvimento econômico. Para execução desse pacote, Wilson Lima e David Almeida assinaram protocolo de intenções.

A assinatura do protocolo que formaliza a parceria ocorreu durante a reinauguração do Parque Rio Negro, localizado no bairro de São Raimundo, zona sul de Manaus. A reabertura do espaço, completamente revitalizado pelo Governo do Amazonas, faz parte de um conjunto de entregas feitas pelo governador em comemoração pelo aniversário de Manaus.

A cooperação entre Estado e Município anunciada pelo governador irá garantir, entre outros benefícios, a gratuidade da tarifa do transporte coletivo para os alunos da rede pública. A medida será possível porque o Governo do Amazonas vai contribuir com o custeio do subsídio do sistema de transporte público da capital.

“No ano letivo de 2022 nenhum aluno vai pagar transporte coletivo para ir para escola porque o Estado vai bancar. Porque a gente sabe o quanto as famílias foram penalizadas, principalmente aquelas de baixa renda. O acordo que a gente está firmando aqui com a Prefeitura é importante também para mobilidade urbana. Isso sim muda a vida das pessoas, isso transforma a vida das pessoas”, destacou o governador.

Segundo Wilson Lima, com o subsídio, o Governo do Estado honra com o compromisso de apoiar o desenvolvimento de Manaus, assegurando acesso dos estudantes às escolas, principalmente neste momento de grande impacto da pandemia de Covid-19 na educação.

“Vejam o tamanho do gesto que faz o governador Wilson Lima, mesmo diante dessas dificuldades. Manaus está sendo bem cuidada, entendam o que nós temos para o futuro será bem melhor. O melhor para essa cidade ainda está por vir e esse acordo, esse convênio, esse protocolo que assinamos hoje, ele diz isso, ele delimita o caminho, ele indica a direção de que Manaus vai andar e vai viver em dias melhores”, disse o prefeito David Almeida.

Infraestrutura e mobilidade

A cooperação prevê investimentos em infraestrutura e mobilidade que, além de melhorias para a capital, vai gerar mais empregos. Os projetos contemplam o recapeamento e pavimentação das vias urbanas, obras para conter os efeitos das chuvas em áreas onde há riscos de deslizamentos, além de obras de reforma, ampliação e construção de feiras e mercados. Entre os projetos está a construção da nova Manaus Moderna.

Na área da mobilidade, a cooperação entre Governo do Amazonas e Prefeitura inclui a construção de um viaduto na área da Bola do Produtor, na zona leste de Manaus. Abrange, ainda, a construção do novo Terminal de Ônibus 6, na zona norte, em substituição ao atual T6, onde serão realizados estudos para implantação da nova Rodoviária de Manaus.

Fazem parte das ações de mobilidade, também, a reforma do calçadão e construção de ciclovia e da Arena de Robótica do Polo Industrial de Manaus (PIM).

Ônibus elétricos e turismo – Com a cooperação, o Governo do Estado vai viabilizar a aquisição de 20 ônibus elétricos, que contribuíram ambientalmente devido à baixa emissão de carbono na atmosfera. Os usuários do transporte coletivo terão mais conforto com ônibus elétricos, sem ruído, sem fumaça e com ar condicionado.

O custo de manutenção de ônibus elétrico equivale a 1/3 dos ônibus a diesel e a depreciação dos veículos faz parte do cálculo da tarifa. Ou seja, por conta do custo da manutenção ser menor, isso pode resultar na desoneração da tarifa e uma redução gradativa dos subsídios destinados ao sistema.

Para fomentar o turismo, as ações do Governo do Estado e parceria com a Prefeitura de Manaus incluem a construção do Parque Ponta Branca, na zona leste da capital, de onde será possível contemplar o encontro entre os rios Negro e Solimões.

INTERVENÇÕES PREVISTAS NO PROTOCOLO DE INTENÇÕES

Recapeamento e pavimentação das vias urbanas de Manaus;

Realização de obras de contenção de encostas, taludes e erosões, minimizando os efeitos das chuvas e os riscos de deslizamentos;

Reforma, ampliação e construção de feiras e mercados, ampliando o acesso seguro e com qualidade aos produtos da agricultura familiar, gerando empregos e distribuindo renda;

Construção do viaduto da Bola do Produtor;

Construção da nova feira e mercado da Manaus Moderna, incluindo a urbanização do entorno;

Construção do novo Terminal de ônibus da zona norte, em substituição ao T6;

Estudos para a implantação da nova Rodoviária de Manaus no Terminal T6;

Reforma do calçadão, construção de ciclovia e da Arena de Robótica do Polo Industrial de Manaus;

Execução do projeto do Parque Ponta Branca Encontro das Águas;

Substituição gradual da frota de ônibus movidos à diesel por tecnologias mais limpas e sustentáveis; e

Participação do Governo do Estado do Amazonas no custeio do subsídio do sistema de transporte público de Manaus de modo a manter a tarifa em patamar inclusivo e oferecer gratuidades.

 

Artigo anteriorLuta das Pessoas com Deficiência: perspectiva inclusiva deve estar presente em todos os profissionais da escola
Próximo artigoPrefeitura de Manaus terá 39 pontos de vacinação contra a Covid-19 de segunda a sexta-feira