Wilson Lima foge de debate da TV Norte Amazonas e Braga lamenta a ausência do candidato

Nesta terça-feira (25/10), estava programado para acontecer o debate promovido pelo Grupo Norte de Comunicação – TV Norte Amazonas entre os dois candidatos que disputam o Governo do Amazonas. Devido à ausência de Wilson Lima, o debate foi cancelado e, em seu lugar, foi exibida uma entrevista ao vivo com o candidato Eduardo Braga, da coligação ‘Em defesa da vida’.

O senador Eduardo Braga, que desde o primeiro convite do grupo de comunicação, confirmou a participação, lamentou a ausência do adversário. “Nós estamos fazendo este formato porque lamentavelmente o Omisso Lima não quis fazer o debate aqui no 2º turno. Ele não veio no 1º turno e também agora se recusou a fazer este debate”, esclareceu Braga.

Ao ser perguntado pela jornalista Samira Benoliel sobre a falta de assistência para mulheres com câncer, Eduardo Braga posicionou-se duramente contra o tratamento desumano que o estado tem dispensado a estas pessoas.

“Se ele estivesse aqui, eu diria olhando no olho dele, que isso é fruto da omissão, do descaso e da mentira do governo dele. Fazer exame de Papanicolau e não laudar um ano depois, é sentenciar uma mulher que está com câncer de colo de útero a não ter cura. Portanto, o exame previamente feito, com o laudo imediato, num menor espaço de tempo possível é a diferença entre a vida e a morte”, afirmou Eduardo Braga.

O candidato, que já foi governador por dois mandatos consecutivos, garantiu que em seu próximo governo, a situação crítica em que se encontram os pacientes com câncer será revertida.

“Eu quero dizer a você, que a partir do ano que vem esta situação muda. Nós passaremos a ter diagnóstico com velocidade dos exames preventivos do câncer e vamos fazer com que o Cecon amplie a sua capacidade de atendimento porque ele é o único, inclusive, em boa parte da Amazônia Ocidental a atender não só a população do Amazonas, mas também a população de Roraima e do Acre”, garantiu o candidato.

Durante o programa, Eduardo Braga denunciou que o coletor de balística (equipamento que identifica a arma do crime) foi roubado há um ano e meio de dentro do Instituto de Criminalística e que o estado não tomou providências. “Hoje, o Amazonas não pode fazer sequer um estudo de balística para embasar o inquérito policial”, disse Braga ao cobrar responsabilidade coletiva sobre o crime, já que o roubo dificilmente poderia passar desapercebido em virtude de o equipamento pesar mais de uma tonelada.

Braga destacou ainda a fidelidade ao candidato à presidência com um ponto que o diferencia de Wilson Lima. “Porque diferentemente do meu adversário, eu tenho candidato na capital e no interior do estado. Eu não sou goiaba, que é verde e vermelho ao mesmo tempo. Ele aqui na capital pede voto para o Bolsonaro e quando vai para o interior, onde o Lula é forte, pede voto para o Lula. Vote 15 de Eduardo e 13 de Lula”, reiterou o candidato.

Artigo anteriorInep divulga locais de provas do Enem 2022
Próximo artigoOMS lança lista de fungos que representam alerta para a saúde global