WTA ameaça retirar torneios de tênis da China devido a caso Peng Shuai

Uma comoção a respeito do paradeiro da estrela de tênis chinesa Peng Shuai se intensificou nesta sexta-feira (19), quando a Associação de Tênis Feminino (WTA) disse estar preparada para retirar torneios da China em reação ao caso, o que levou um editor influente da mídia estatal da China a criticar a organização por usar um “tom coercitivo”.

Ex-número um de duplas do mundo, Peng não é vista ou ouvida em público desde que disse em redes sociais chinesas no dia 2 de novembro que o ex-vice-premiê chinês Zhang Gaoli a coagiu a fazer sexo e que mais tarde eles tiveram um relacionamento consensual ocasional.

Nem Zhang, nem o governo chinês comenta a alegação. A postagem de Peng foi apagada rapidamente e o tópico está bloqueado para debates na internet chinesa altamente censurada.

A preocupação na comunidade global do tênis e além a respeito da segurança e do paradeiro de Peng cresce desde a acusação, e a WTA pediu uma investigação. Algumas das maiores tenistas do mundo, como Serena Williams e Naomi Osaka, assim como o Comitê Olímpico Alemão, tuitaram #WhereIsPengShuai (onde está Peng Shuai?).

O tema emerge no momento em que a China se prepara para sediar a Olimpíada de Inverno de Pequim em fevereiro em meio a pedidos de boicote de grupos ativistas em reação ao histórico de direitos humanos do país. O Comitê Olímpico Internacional (COI) não comenta o caso Peng, dizendo acreditar que uma “diplomacia silenciosa” oferece a melhor oportunidade de uma solução.

O executivo-chefe da WTA, Steve Simon, disse a vários veículos de notícias norte-americanos nesta quinta-feira (18) que o circuito cogitará retirar torneios de dezenas de milhões de dólares da China.

A Associação de Tênis na Grama (LTA, na sigla em inglês) do Reino Unido emitiu um comunicado dizendo que está oferecendo sua assistência para que a WTA estabeleça a “segurança e o bem-estar” de Peng Suai.

“A prioridade imediata é garantir que Peng Suai esteja segura e bem e, além disso, que ela possa falar livremente sem estar sujeita a qualquer forma de censura”, disse.

Artigo anteriorBrasil já aplicou mais de 300 milhões de doses de vacinas contra covid
Próximo artigoSine Amazonas divulga 71 vagas de emprego em diversas áreas para esta sexta-feira (19/11)