O prefeito Arthur Neto (PSDB), pouco depois da chuva do início da tarde desta segunda-feira, 30, visitou o Shopping Manauara, localizado na Avenida Mário Ipiranga Monteiro, com a Umberto Calderado, e ficou seriamente impressionado com o que viu naquele estabelecimento comercial.
Antes da chegada do prefeito, a parte térrea do shopping, utilizada como estacionamento, foi praticamente invadida pelas águas, fato que, segundo informações não oficiais, podem ensejar a interdição do Manauara.
Arthur Neto, acompanhado por uma equipe de fiscalização da prefeitura, foi claro ao afirmar que o funcionamento do shopping está condicionado a condições técnicas que, segundo observou, serão analisadas por especialistas.
Durante a tempestade, 15 ocorrências foram registradas por meio do telefone de emergência 199, entre elas risco de desabamento de casa (Educandos) e prédio (São Geraldo), rompimento de bueiro (Alvorada), três destelhamentos de casas (Petrópolis e São Francisco) e quatro destelhamentos de prédios (Vieiralves, Aleixo, Praça 14 e Adrianópolis).
Devidos aos incidentes, alguns serviços foram suspensos. O caso mais grave foi na Fundação Doutor Thomas (FDT), localizada no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.
Pelo menos dois pavilhões que abrigam aproximadamente 50 idosos de alta dependência foram prejudicados pelo temporal. As telhas foram arrancadas e os abrigos ficaram alagados, assim como a Enfermaria e alguns apartamentos de idosos independentes.
Várias árvores foram arrancadas pela ação vento. Alguns carros e motocicletas foram atingidos.