A punição leve dada ao Boca Juniors pela agressão sofrida pelos jogadores do River Plate pode gerar uma grave consequência nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo. Segundo o jornal As, como a Conmebol não seguiu orientação da Fifa para tirar o clube argentino de competições futuras, a América do Sul pode perder uma das vagas para o torneio mundial.
Com 10 seleções disputando até cinco vagas para a Copa (a última saindo de uma repescagem), a disputa é a que tem a maior possibilidade de classificação para o campeonato e isso é visto com maus olhos por algumas confederações continentais.
Aproveitando essa insatisfação (e porque não de olho na eleição para a presidência da entidade), a entidade máxima do futebol poderia tirar da América do Sul a chance de quinto colocado disputar uma última vaga com uma seleção da América Central pois queria “uma punição exemplar contra o Boca Juniors pela violência de seus torcedores contra jogadores do River Plate.”
De acordo com o As, “nas negociações entre a Fifa e a Conmebol, a entidade do futebol sul-americano optou por perder a quinta vaga no Mundial no lugar de perder o Boca em 2016 e nos anos seguintes nas competições continentais”.