Preocupado em garantir mão de obra especializada para os 270 aeroportos que serão beneficiados pelo Programa de Aviação Regional e, ao mesmo tempo, em dar condições para que estudantes de alguns cursos do ProUni avancem em sua formação profissional, o governo federal abre hoje (14) inscrições para o Programa Bolsa Piloto. Ele possibilitará, a 65 candidatos selecionados o custeio total dos gastos com aulas práticas de voo para obtenção de licença. As inscrições vão até o dia 25 deste mês,
As bolsas serão destinadas à obtenção de dois tipos de licença: 50 na categoria avião com habilitação de classe monomotor terrestre (piloto privado) e 15 na categoria avião com habilitação de classe multimotor terrestre e habilitação de voo por instrumentos (piloto comercial).
De acordo com o diretor do Departamento de Gestão e Planejamento de Navegação Aérea Civil da Secretaria de Aviação Civil, Rafael Botelho, o Bolsa Piloto é uma continuidade das políticas públicas do governo federal. “Precisamos de mão de obra qualificada para os aeroportos regionais que serão construídos ou reformados pelo programa”. Botelho disse que, apesar de o Programa Universidade para Todos (ProUni) permitir, em alguns cursos, a formação teórica dos estudantes, eles têm tido dificuldade para entrar no mercado, por causa dos altos valores cobrados nos cursos práticos de voo.