Agora é oficial: o Paris Saint-Germain é campeão francês. Na manhã deste domingo, precisando apenas da vitória para ficar com a taça, a equipe de Zlatan Ibrahimovic não teve trabalho contra o lanterna Troyes e goleou: 9 a 0 para conquistar o título com incríveis oito rodadas de antecedência.
Nunca uma equipe francesa tinha tido tanta facilidade para conquistar a Ligue 1. O recorde anterior pertencia ao Lyon, que foi campeão em 2007 na 33ª rodada. Em apenas 30 jogos, o PSG chegou a impressionantes 77 pontos, em 90 possíveis, abrindo 25 de margem para o vice-líder Monaco.
Para se ter ideia do quão tranquila foi a atual temporada, nos últimos três anos, em que o PSG também foi campeão, o time não conseguiu somar oito rodadas de antecedência para assegurar a taça: foram duas em 2013 e 2014; e apenas uma em 2015, com o título vindo na penúltima jornada.
A vitória que concretizou a conquista também não poderia ser mais simbólica: um passeio do líder contra um rival que não chegou nem perto de ameaçar a superioridade rival. Em menos de 20 minutos, o placar já era de 3 a 0. No fim, foram nove gols, maior marca da era milionária do PSG.
O placar foi aberto logo aos 13 minutos, com Edison Cavani, aproveitando um erro incrível de Saunier. Aos 17, o argentino Javier Pastore marcou um golaço, depois de receber passe de calcanhar; e, dois minutos mais tarde, Adrien Rabiot fez o terceiro, finalizando duas vezes até marcar.
No segundo tempo, começou o show de Ibrahimovic. Logo no primeiro minuto da etapa complementar, o sueco aproveitou novo erro da defesa do Troyes para marcar. Aos sete, ele aproveitou cruzamento de Dí Maria e fez seu segundo; e, aos 11, completou um hat-trick. No fim, ainda fez o quarto.
Gols à parte, foi o 13º título nacional de Ibrahimovic, que conquistou o Francês pela quarta vez com PSG, depois de ter vencido o Italiano cinco vezes (uma com o Milan, três com a Internazionale de Milão e duas com a Juventus), o Espanhol uma (Barcelona) e o Holandês mais duas (Ajax).
Antes do novo gol da goleada, o Troyes ainda deu mais uma forcinha para a goleada – como se o PSG precisasse de ajuda. Aos 13 minutos, o mesmo Saunier que entregou o primeiro gol, fez contra (7 a 0); e, aos 29, Karaboué fez pênalti e foi expulso – na cobrança, Cavani fez 8 a 0.
No geral, foi o sexto título francês da história da equipe parisiense, que, além do tetra conquistado durante a administração e o investimento do milionário catari Nasser Al-Khelaifi, levantou a taça também nos anos de 1986 e 1994 (ano em que a equipe tinha o brasileiro Raí).ESPN