Aos 60 anos, geólogo Fred Cruz morre em acidente de avião

O geólogo e ecologista João Frederico Cruz, funcionário de carreira do Departamento Nacional da Produção Mineral (DNPM) morreu nesta quarta-feira, 07, vítima de acidente aéreo. O avião caiu por volta das 8h20 em uma área de vegetação no bairro da União, na Zona Centro-Sul de Manaus. Frederico estava na aeronave de pequeno porte com mais cinco pessoas, entre elas uma criança de apenas 4 anos.

Apenas um homem foi resgatado com vida e levado para o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, com mais de 90% do corpo queimado. A aeronave caiu após decolar do Aeroclube do Amazonas, situado na avenida Professor Nilton Lins, bairro Flores.

Fred Cruz era um incorrigível apaixonado e defensor do meio ambiente.

Entre tantas causas defendidas em mais de 30 anos  está a localização de um avião norte-americano que, nos anos 60, caiu no Rio Negro com uma pesada carga de Azodrin que seria levada para o Paraná.

Em parceria com o jornalista Castelo Branco, autor de incessantes reportagens sobre o tema, que durou mais de dois anos, o assunto ganhou projeção internacional.

A carga de Azodrin, Inseticida organofosforado, recomendado para as culturas de algodão, amendoim, batata, feijão, soja e trigo, pertencia a multinacional Sheel.  Após a localização da aeronave, um Douglas DC-3, um antigo avião bimotor para uso civil, a Sheel montou pesada estrutura no rio Negro, na confluência com o Rio Branco, para a retida do veneno depois de mais de 20 anos debaixo das águas do rio Negro.

Fred foi secretário do Meio Ambiente no governo Gilberto Mestrinho. Ocupou, também, no mesmo período, o cargo de presidente do Instituto de Proteção do Meio Ambiente (Ipaam).

O ecologista dedicava parte do tempo a um sítio que mantinha em Presidente Figueiredo, município que se integrou, também, na defesa de suas riquezas naturais. Em presidente Figueiredo, Fred exerceu o cargo de Secretário do Meio Ambiente. Lá, ele criou legislação específica em defesa do sítio arqueológico e ambiental do município.

Fred Cruz era profundo conhecedor das riquezas minerais da Amazônia e intransigente defensor da causa indígena.

Parte de seus conhecimentos geológicos foram enriquecidos na China, Holanda, Estados Unidos e Canadá.

 

Artigo anteriorConfira gabarito da segunda prova do Enem
Próximo artigoMaioria do Supremo mantém Renan Calheiros na presidência do Senado