Após as vitórias de Atlético de Madri e Real Madrid, os rivais da capital espanhola se sentaram na frente da TV para torcer contra o Barcelona, que fechou a 28ª rodada do Campeonato Espanhol. A torcida, contudo, foi em vão, já que os catalães golearam o Rayo Vallecano fora de casa por 5 a 1.
Lionel Messi foi o nome do jogo, com três gols. Rakitic abriu o placar graças a uma falha do goleiro Juan Carlos e Arda Turan concluiu no fim da partida. Outro fator que ajudou o Barça foram as duas expulsões de jogadores dos donos da casa: Llorente, no primeiro tempo, e Iturra, na segunda etapa.
Com a vitória, o Barcelona, que agora detém sozinho o recorde histórico de invencibilidade no futebol espanhol, com 35 jogos sem derrota, soma 69 pontos, contra 61 do vice-líder Atlético de Madri.
Conhecido por ser um time que gosta da bola e deseja enfrentar os times maiores de igual para igual, o Rayo Vallecano começou bem o jogo e assustou logo no primeiro minuto, quando Embarba bateu e Bravo espalmou.
O time da casa jogava de forma segura e marcava bem, mas tudo mudou aos 23 minutos, quando, após levantamento para a área, Juan Carlos errou ao encaixar e soltou a bola nos pés de Rakitic, que só empurrou para as redes. Logo em seguida, contra-ataque do Barcelona, passe de Neymar e toque de categoria do Messi para fazer 2 a 0.
O que já era ruim, ficou pior para os mandantes no último minuto do primeiro tempo, quando Llorente deu carrinho em Rakitic. O árbitro viu agressão e expulsou o defensor do Rayo Vallecano.
Mais um vermelho, mais um hat-trick de Messi
Logo aos oito minutos, o Barcelona deu mostras de que uma goleada estava por vir. Suárez acertou a trave e a bola caiu nos pés de Messi, que bateu firme e ampliar. O Rayo Vallecano, contudo, não parou de buscar o jogo, e Manucho diminuiu logo em seguida.
Marcação avançada, posse de bola mesmo com um a menos, e um lance mudou tudo novamente. Iturra derrubou Busquets na área e foi expulso, deixando o time mandante com dois jogadores a menos. Suárez, contudo, parou em Juan Carlos e desperdiçou a penalidade.
Com dois a mais, Messi concluiu sua grande atuação após receber de Busquets e tocar na saída do goleiro. Aos 40 minutos, foi a vez de Arda Turan matar o jogo e, de cabeça, completar cruzamento de Mathieu.ESPN