Beber água em garrafa prejudica os dentes

Todos entendem desde a primeira visita ao dentista que doce e bebidas cheias de açúcar fazem mal para os dentes. Alguns de nós aprendemos isso da forma mais dolorosa, mas o fato é que a saúde dental não deve se tornar menos importante ao passo que você se torna adulto. Além dos já conhecidos vilões neste sentido, o site Bustle listou 10 surpreendentes inimigos para a saúde dental.

Confira

Água engarrafada
Pessoas que bebem muita água direto da garrafinha devem ficar atentoa, pois ela pode prejudicar os dentes branquinhos. Durante a purificação pela qual a água engarrafada passa, ela pode se tornar mais ácida do que a água de torneira, e a acidez causa cáries.

Além disso, a maioria de águas de garrafa não tem flúor, que luta contra a cárie fortalecendo o esmalte do dente. O flúor pode, inclusive, ser removido da garrafa durante o processo de filtração.

Muitas comunidades acrescentaram flúor na água nos últimos 65 anos, depois do Community Water Fluoridation, logo, beber água da torneira pode ser mais seguro para seus dentes.

Frutas secas
Enquanto uvas passas, figos e damascos secos são altamente propagados como lanchinhos saudáveis e cheios de nutrientes, eles também podem trazer muito açúcar. Além disso, trazem fibra de celulose não-solúvel, que pode deixar grandes quantidades de açúcar entre os dentes. Pode parecer loucura ter que abrir mão destes itens nutritivos, mas se quer algo saudável opte pela fruta fresca.

Curry
Já se sabe que o consumo contínuo de alimentos muito pigmentados podem causar a descoloração dos dentes. O curry, com seu tom brilhante, não parece exatamente uma ameaça. Mas embora não tenha uma cor muito forte, ele é profundamente pigmentado e em longo prazo pode amarelar os dentes.

Pastilhas de menta
Este tipo de alimento pode até fazer bem para o seu hálito, mas também pode deixar nos seus dentes uma grossa camada de açúcar. Se você gosta mesmo das pastilhas, prefira as livres de açúcar, que são adoçadas com xylitol. A substância é associada ao combate às bactérias que causam a cárie.

O lanche PB& J
O lanche feito de manteiga de amendoim e geleia pode ser gostoso, mas é cheio de açúcar. Assim, sua boca pode ser povoada por bactérias, já que ambos os ingredientes são pegajosos e espessos e as ajudam a grudar nos dentes.

Massa com molho vermelho
Assim como falado acima, o esmalte do dente é facilmente manchado por alimentos de cor escura. Sendo assim, molhos vermelhos são um golpe duplo para os dentes. Além de sua cor escura, também contêm o ácido do tomate. A acidez deixa o dente mais poroso, e, neste estado, absorve mais manchas.

 

Artigo anteriorDado Dolabella é enquadrado na lei Maria da Penha
Próximo artigoGato enfrenta grupo de leões até a morte