PODER 360 – O líder do governo na Câmara, deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), publicou 1 vídeo em sua conta no Twitter mostrando o disparo de 2 foguetes no Forte Santa Barbara, 1 posto do Exército em Formosa (Goiás). Quem disparou, diz o deputado, foi o presidente Jair Bolsonaro.
“Esse disparo de foguete pelo sistema Astros do vídeo foi feito, hoje, no Forte Santa Barbara, em Formosa-GO, por 1 oficial de Artilharia da turma de 1977 da Academia Militar das Agulhas Negras, capitão e presidente Jair Bolsonaro”, escreveu Vitor Hugo.
O local é o Comando de Artilharia do Exército, e fica em Formosa, cidade no interior de Goiás a cerca de 85 km do Palácio da Alvorada. O presidente da República deixou a residência oficial de helicóptero por volta das 9h. Vitor Hugo acompanha Bolsonaro na visita.
O deputado marcou 1 perfil não oficial com o nome do presidente na postagem em que publicou o vídeo. Depois, apagou e divulgou o material novamente, desta vez citando a conta certa.
Esse disparo de foguete pelo sistema Astros do vídeo foi feito, hoje, no Forte Santa Barbara, em Formosa-GO, por um oficial de Artilharia da turma de 1977 da Academia Militar das Agulhas Negras, Capitão e Presidente @jairbolsonaro 🚀🚀🚀🚀 pic.twitter.com/FPSuKM3cVf
— Vítor Hugo (@MajorVitorHugo) June 6, 2020
Foram com Bolsonaro, além de Vitor Hugo, os ministros Fernando Azevedo e Silva (Defesa), Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura) e Augusto Heleno (Segurança Institucional). O pastor Silas Malafaia e o governador Ronaldo Caiado (DEM-GO) também participaram da visita.
Estava presente, ainda, o comandante do Exército, general Edson Leal Pujol. Em maio, correram em Brasília boatos de que Bolsonaro retiraria Pujol do cargo para colocar outro oficial. O governo negou a possibilidade.
Antes de chegar à base do Exército neste sábado (6.jun.2020), Bolsonaro parou em 1 posto da Polícia Rodoviária Federal. Sem máscara, criou aglomeração entre os agentes e se aproximou de pessoas para fotos.