Café de Silves beneficiado com emendas do deputado João Luiz pode alavancar com indicação geográfica

Foto: Mauro Smith

O Fórum Amazonense de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas reuniu-se na última semana, com agricultores da Associação Solidariedade do Amazonas (ASA) com o objetivo de iniciar a indicação geográfica para o café de Silves (a 307 quilômetros de Manaus).

Ao longo dos mandatos do deputado estadual João Luiz (Republicanos), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), a cultura cafeeira foi beneficiada com R$ 900 mil, em emendas parlamentares para produção, custeio de projetos, distribuição de mudas e aquisição de um veículo.

“Isso é um marco importante para os trabalhadores de Silves. Temos destinado emendas parlamentares para alavancar a cultura cafeeira no município e não podemos deixar de agradecer ao governador Wilson Lima, que tem executado as emendas impositivas para o setor primário daquela região”, disse o deputado João Luiz.

O coordenador do Fórum Amazonense de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas, Vinicius Lopes, destaca que essa é uma estratégia que visa garantir e agregar os valores, além da proteção do café no mercado, ou seja, gerando melhor produção de negócios e comercialização.

“O objetivo é melhorar a qualidade de vida desses produtores. A expectativa de desenvolver esse processo e o diagnóstico em 35 dias, tendo o potencial confirmado e tendo a estratégia aceita pelos agricultores a gente deva levar de um a dois anos para estruturar o dossiê de comprovação no território”, afirmou Lopes.

A representante da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Waldelia Garcia, a pasta vê toda uma perspectiva de produtos que têm potencialidade a terem a indicação geográfica na região de Silves.

“O deputado João Luiz é de fundamental importância, pois todas as emendas parlamentares que ele destinou à ASA fez com que potencializasse a atividade aqui na região”, pontuou Garcia.

O presidente da ASA, o agricultor Roque Lins, enfatizou que a partir dessa reunião o café de Silves nunca mais será o mesmo. “Essa indicação geográfica serve para mapear os plantios na região de Silves e vai dizer ao consumidor que temos cafés diferenciados e com qualidade. Ela é o começo de um novo caminho para os produtores daqui da nossa região”, explicou.

A reunião também contou com a participação de representantes do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Eneva e Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Comitiva 

Por iniciativa do deputado João Luiz, em 2023, representantes do Governo de Portugal e Reino Unido, que estavam na 1ª Conferência Internacional de Políticas Públicas e Ciência de Dados do Amazonas estiveram com os cafeicultores do Amazonas com o objetivo de conhecer e identificar mecanismos de produção utilizados na agricultura familiar do Estado.

Artigo anteriorComandante Dan agradece o título de cidadão amazonense
Próximo artigoSamu 192 Manaus já foi alvo de mais de 5,2 mil trotes neste ano