Calor aumenta de risco de hipertermia no Japão

Portal Mie – A previsão é de calor intenso durante os próximo dias. Há locais onde a temperatura máxima prevista é de 40ºC.

Com a onda de calor, principalmente após o anúncio do fim do período das monções em Tokai e Kanto Koshin, a preocupação é com os riscos de hipertermia.

Quando é leve, os sintomas mais comuns apresentados são tontura, tontura ao se levantar, câimbra nas pernas, dor de cabeça e náusea.

Quando os sintomas progridem para grave, não é mais possível ter autocontrole. A pessoa desmaia, ou tem convulsão, pode ter distúrbios nos órgão vitais. Se não for socorrida a tempo pode perder a vida. Nesse caso, até que ambulância chegue recomenda-se esfriar as regiões do pescoço, axilas e virilhas.

1 a cada 10 casos foi dentro de casa
E se pensa que as vítimas são aquelas que estão ao ar livre, uma a cada 10 pessoas tem hipertermia dentro de casa. Foi o que se constatou com uma pesquisa realizada pela Asahi Kasei, nos últimos 2 a 3 anos. A temperatura de dentro de casa era, em média, de 28ºC no quarto e de 25ºC na sala.

Por isso, o ideal é fazer reposição colocando uma pitada de sal integral na água de beber. Para quem transpira bastante perde de 3 a 4 gramas dos minerais do sal a cada 1 litro de suor.

Além disso, é preciso prestar atenção na alimentação com bons nutrientes. Assim o corpo fica mais resistente.

Semana com temperaturas elevadas, mais de 35ºC

Enquanto as crianças de férias ficam felizes por poderem ir à piscina ou à praia, os adultos que trabalham precisam tomar cuidado com o pico do verão.

Mesmo nas regiões onde ainda não foi anunciado o fim do período das monções como Tohoku e Hokkaido, o sol vai brilhar na maioria dos próximos 10 dias. A previsão da temperatura máxima é de mais de 35ºC em Tohoku, chegando a uma diferença de 14ºC em relação à mínima.

Em Hokuriku não é muito diferente, com diferença que chega a 11ºC, dependendo do dia.

Nas regiões Tokai, Kansai e Chugoku os termômetros poderão variar de 36 a 40ºC, um calor exagerado. Nem as províncias de Kyushu e Okinawa não amargarão tanto calor.

Por isso, para quem reside na região Tokai precisa redobrar os cuidados para se prevenir para não passar mal.

Artigo anteriorDocumento da Aeronáutica desmente Bolsonaro sobre morte de Fernando Santa Cruz
Próximo artigoNúmero de presos mortos em rebelião no Pará sobe para 57