A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), começa nesta terça-feira, 15, a 36ª Campanha Anual de Vacinação Antirrábica na área urbana de Manaus. A meta é a imunização de 218.157 animais até o dia 23 de outubro. A abertura da campanha acontecerá, às 9h30, na sede do Distrito de Saúde (Disa) Leste, na Rua das Rosas, s/n°, Jorge Teixeira.
O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, afirmou que será mantida a estratégia do último ano que consiste na visita às residências de duplas, formadas por um vacinador e um registrador. “As equipes de vacinadores irão visitar cada residência para a aplicação da vacina. Para ser vacinado, o animal deve ter mais de três meses de vida e estar em boas condições de saúde”, reforçou.
Para a etapa urbana da campanha foram contratados 141 vacinadores/registradores, por meio de processo seletivo e que passaram por capacitação de três dias. A equipe estará uniformizada e identificada para prestar o serviço nos domicílios. As ações de imunização nas áreas rurais (terrestre e fluvial) foram realizadas entre abril e agosto deste ano, totalizando 9.742 cães e gatos vacinados.
O diretor do CCZ, Adailton Pereira, explicou que os animais não precisam ter cartão de vacinação, pois será emitido um certificado de vacinação no momento da aplicação da dose. “Caso o domicílio visitado esteja fechado, os responsáveis podem procurar pelo Distrito de Saúde daquela zona para imunizar o animal”. Ele ressaltou que a vacina é gratuita. “Em casos de cobrança da vacina, a população deve denunciar. Pode ligar direto para o CCZ no 3625-2655”.